As oportunidades do mercado de suplementos naturais

Suplementos naturais

Olhe a sua volta, imagine sua casa, você vê algum tipo de suplemento natural nestes lugares? Geralmente a resposta é sim, mas se a sua for não, pare e pense, “eu conheço alguém que toma suplementos naturais por alguma falta de nutrientes do organismo?” Opa, provavelmente a resposta foi sim e veio algumas pessoas em mente, não é mesmo? Isso acontece, pois mais do que nunca o uso dos suplementos naturais vem crescendo e tomando proporções inimagináveis. 

As pessoas querem ficar bem consigo mesmas, e hoje os médicos e nutricionistas receitam suplementação para suprir alguma falta de nutriente no organismo.  Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) divulgou uma pesquisa onde apontam que os suplementos naturais estão em 54% dos lares brasileiros. Este dado confirma a afirmação citada acima, as pessoas estão se cuidando mais e consequentemente consumindo mais suplementos naturais para suprir essa necessidade do organismo. 

A escolha de suplementos naturais se dá porque são substâncias produzidas especialmente para complementar a alimentação. Suplementos naturais não são medicamentos e, por este motivo, sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. A categoria de suplementos naturais foi criada para garantir o acesso da população a produtos seguros e de qualidade.

São produtos que fornecem doses de vitaminas, minerais e outras substâncias com o intuito de complementar uma alimentação deficitária, ou seja, que por alguma razão não esteja sendo suficiente para fornecer nutrientes como proteínas e aminoácidos, necessários para o bom funcionamento do organismo.

E com essa grande demanda do mercado, percebe-se oportunidades altamente relevantes neste segmento. Preparamos alguns dados de mercado para explanar as vantagens de estar por dentro do segmento que mais cresce no mundo. 

 

Dados de mercado: Suplementos naturais

 

O segmento de suplementos naturais vem movimentando o mercado brasileiro e mundial. Hoje o Brasil é o terceiro maior mercado de suplementos naturais no mundo, ficando atrás apenas da Austrália e Estados Unidos. Isso demonstra o quanto as pessoas estão buscando por uma vida mais saudável e com isso percebe-se um aumento na demanda deste segmento. 

Você sabia que “lá atrás, houve um momento em que se sonhava que a alimentação do século 21 seria composta 100% de cápsulas – elas supririam todas as nossas necessidades nutritivas, do café da manhã ao jantar.” (Veja saúde). Hoje não temos uma alimentação baseada totalmente em cápsulas, mas a suplementação está presente na vida de boa parte da sociedade. 

E se antes a dedicação da indústria de suplementos se voltava muito mais para os atletas, hoje há uma atenção maior com relação a outros tipos de públicos não tão dedicados aos exercícios, mas que compreendem que uma suplementação pode ser positiva, inclusive, para a prática amadora de esportes ou mesmo nas atividades rotineiras. Ainda, há a indicação de suplementação para pessoas que têm alguma deficiência nutritiva que precise ser compensada.

Somando todos os públicos, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri) registrou  crescimento positivo, nos últimos anos, no mercado nacional de suplementação alimentar. Além disso, o Brasil Food Trend aponta que o “Mercado de alimentação saudável cresce 12.3% ao ano.” 

Independentemente de praticar exercícios físicos ou não, o brasileiro adora os suplementos naturais. Tanto que uma pesquisa patrocinada pela Abenutri em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) e a Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) apurou que 54% dos brasileiros consomem algum tipo de suplemento alimentar. 

E com a vinda da pandemia este número teve um aumento, pois o consumo de vitaminas, minerais, suplementos naturais em geral que tem o propósito de fazer a manutenção da imunidade foram consumidos em grande escala. 

 

Oportunidade: Suplementos naturais

 

Tá, mas como participar deste mercado em ascensão? Isso é muito simples! Para fazer parte das oportunidades de sucesso do segmento de suplementos naturais o começo é entender alguns passos, para isso preparei um Checklist, com 13 passos fundamentais para iniciar esta jornada. Ah… mas caso queira se aprofundar um pouco mais tem um outro material que vai lhe auxiliar a Jornada do empreendedor.

 

Ter a sua marca própria em uma linha de suplementos naturais é o começo de uma jornada de sucesso!  

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM