Saiba como utilizar e quais são os benefícios dos suplementos alimentares

Quando o assunto é suplementos alimentares existem muitas dúvidas sobre o uso
correto, se realmente vale a pena ingerir, qual a sua composição, entre outros
fatores. Por isso, mapeamos os 5 principais questionamentos que os consumidores
têm sobre o assunto e pedimos para a profissional Luiz H. T. Longo, nutricionista da
Hilê, responde-lás:

1- O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são substâncias produzidas especialmente para
complementar a alimentação. Suplementos alimentares não são medicamentos e,
por isso, sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou
probióticos em complemento à alimentação. A categoria de suplemento alimentar foi
criada para garantir o acesso da população a produtos seguros e de qualidade.
São produtos que fornecem doses de vitaminas, minerais e outras substâncias com
o intuito de complementar uma alimentação deficitária, ou seja, que por alguma
razão não esteja sendo suficiente para fornecer nutrientes como proteínas e
aminoácidos, necessários para o bom funcionamento do organismo.


2- Quais são os benefícios destes suplementos?

A suplementação, quando realizada com cautela e com a orientação de
profissionais da saúde, fornece inúmeros benefícios, como por exemplo:

● Complementar a alimentação, seja por carência na ingestão, por
dificuldade de absorção do alimento ou aumento da demanda por algum
problema de saúde;

● Melhorar a performance e o desempenho do atleta;

● Podem auxiliar na prevenção ou tratamento de algumas doenças;

● Auxiliam na recuperação muscular após exercícios intensos;

● Contribuem para o ganho de massa muscular;

● Ajudam no tratamento de portadores de doenças disabsortivas do trato
gastrointestinal, ou seja, doenças de má absorção dos nutrientes;

● Auxiliam no tratamento de pacientes com quadro de caquexia (de intensa
perda de peso) e sarcopenia (de perda de massa muscular);

● Ajudam no combate aos radicais livres, que são os responsáveis pelo
envelhecimento precoce.


3- Qual é a recomendação do uso correto dos suplementos?

O indicado é que o consumidor sempre procure a orientação de um médico ou
nutricionista para saber a necessidade específica da suplementação. Cada indivíduo
é fisiologicamente diferente, por isso, o tipo de suplemento, as dosagens,
quantidade e a intensidade irão variar de pessoa para pessoa, já que as
necessidades calóricas, protéicas e de vitaminas são também distintas para cada
um, não somente devido à diferença de peso, mas também em função das
diferenças hormonais que geram demandas metabólicas diferentes.

Quando consumidos por quem não tem necessidade e utilizados em excesso ou de
forma incorreta, eles podem provocar uma sobrecarga dos órgãos responsáveis
pelo metabolismo, como fígado e rins, e dessa forma provocar doenças e a falência
de órgãos, dependendo da quantidade utilizada.

É importante ressaltar, que a frequência com que deve ser tomado e o limite de
cada suplemento é algo extremamente individual e dependerá do estilo de vida da
pessoa, do grau de necessidade ou deficiência de nutrientes específicos.



4- Dê alguns exemplos de qual suplemento seria bom, para qual problema.

O ômega 3 , por exemplo, é um ácido graxo essencial, que ajuda na redução da
inflamação e de dores crônicas, além de trazer benefícios na prevenção de doenças
crônicas não transmissíveis, como síndrome metabólica e doenças
cardiovasculares.

Os suplementos à base de vitaminas e minerais , conhecidos como
multivitamínicos são indicados para pessoas que necessitam complementar
vitaminas e minerais no dia a dia devido a alguma deficiência, patologia ou
demandas altas de certas vitaminas, sendo prescritos desde crianças a idosos e
também para atletas.

O whey protein é utilizado para auxiliar na síntese proteica ou para complementar a
quantidade de proteínas da dieta, além de ser coadjuvante no ganho de massa
muscular, sendo um suplemento muito procurado por atletas.

A creatina é um composto derivado de aminoácidos, muito utilizado por atletas com
o objetivo de melhorar a resistência em treinos de força, além de auxiliar na
potência do rendimento, consequentemente, gerando um ganho de massa
muscular.

Existe ainda, os suplementos termogênicos , muito procurado por pessoas que
necessitam emagrecer, na composição deles, geralmente há cafeína, pimenta,
citrus aurantium, gengibre, entre outros ingredientes. Este tipo de suplemento ajuda
no aumento do metabolismo, contribuindo com a perda de peso e de gordura
corporal.

Além disso, existe o colágeno , que é uma importante proteína produzida pelo nosso
organismo e que tem como principal função dar sustentação aos tecidos,
aumentando a firmeza e elasticidade da pele, maior viço, ameniza as marcas de
expressão, além de contribuir para o fortalecimento das unhas, cabelos. A partir de
30 anos é importante a suplementação do mesmo, pois até essa idade, nosso
organismo produz normalmente o colágeno. Com o passar dos anos, temos uma
queda na produção e os efeitos disso, podem ser sentido na pele, unhas e cabelos,
principalmente.


5- Você recomenda o uso de suplementos alimentares?

Sim, como profissional nutricionista recomendo o uso de suplementos sob
prescrição. Oriento o paciente sobre os benefícios e também sobre os cuidados com
os exageros na suplementação. Quando usado de forma adequada e com cautela, o
organismo só tende a beneficiar.

Sinta-se a vontade para compartilhar este material à todos que também apresentam
essas dúvidas.

 

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