Ômega 3 e seus benefícios para o coração

O ômega 3 é um dos suplementos alimentares mais populares, conhecidos e consumidos pela população. E você já viu por aqui mesmo que ele é benéfico para o organismo de diversas maneiras

Como é mais complicado consumi-lo apenas por meio da alimentação, é comum médicos e nutricionistas prescreverem suplementos de ômega 3 para que possamos equilibrar os níveis desse nutriente no organismo. 

Hoje, especificamente, você vai saber um pouco mais sobre os benefícios do ômega 3 para o coração. Afinal, ele é o primeiro órgão a ser formado durante a gestação e tem a função vital de fazer o sangue circular por todo o corpo, transportando oxigênio e nutrientes. 

Importância de cuidar da saúde do coração

Como já mencionado, o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por transportar os nutrientes e oxigênio e também por extrair o dióxido de carbono liberado pelos órgãos. 

Por dia são cerca de 115 mil batimentos que são regidos pelo sistema nervoso por meio do nó sinoatrial, que funciona como um marcapasso natural. Diante disso, é preciso cuidar muito bem desse órgão vital, pois problemas no coração podem afetar o organismo como um todo. 

O envelhecimento natural já afeta todo o sistema cardíaco e nervoso, ademais, há fatores como obesidade, tabagismo, sedentarismo, má alimentação e sono de má qualidade, apneia do sono, estresse e excesso de bebidas alcoólicas que podem contribuir de forma negativa na saúde cardiovascular. 

Além disso, aliados a um histórico familiar, por exemplo, esses fatores podem levar a doenças muito conhecidas da população como AVC, infarto, hipertensão arterial, arritmia, arteriosclerose, insuficiência cardíaca, pericardite e miocardite. Se todas forem levadas em consideração, somadas essas doenças formam a principal causa de morte natural no Brasil e no mundo. 

Hábitos que ajudam a manter o coração saudável

É possível manter a saúde do coração em boas condições adotando hábitos de vida mais saudáveis. Aqui falamos de hábitos em geral, que vão desde a alimentação até a melhora da qualidade do sono. 

Ademais, melhorar os hábitos não vai favorecer apenas a saúde cardiovascular, como favorece a saúde do organismo como um todo, visto que todos os órgãos estarão saudáveis para desempenhar sua função. 

Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, priorizando sempre por alimentos mais naturais, evitando consumir comidas ultraprocessadas ricas em sódio, gorduras e açúcares. Bons hábitos alimentares favorecem a manutenção do peso, de forma a evitar o sobrepeso e obesidade, na maioria dos casos, que podem trazer complicações ao coração. 

Além disso, outro ponto importante é sempre manter-se em movimento. É de extrema importância ter o hábito de praticar atividades físicas, o que vai auxiliar na saúde do corpo como um todo, bem como na saúde mental. Esse hábito também pode levar à diminuição do estresse e melhorar a qualidade do sono, dois pontos que também auxiliam na manutenção da saúde do coração. 

Outro auxílio para um coração saudável pode vir do consumo de nutrientes específicos que têm atuação e eficácia comprovada pela ciência. Um deles é o ômega 3, que você já sabe que auxilia em diversos aspectos e vai conhecer um pouco mais sobre a sua atuação na saúde cardiovascular. 

Ômega 3 e a saúde do coração: benefícios comprovados

O uso do ômega 3 como forma de fortificar a saúde cardiovascular é estudado há anos e já há diversos benefícios comprovados de componentes desse nutriente na saúde do coração. 

Por exemplo, o EPA, um dos integrantes do ômega 3, atua como um guardião das células. Ele mantém a flexibilidade das membranas como o tecido endotelial, que reveste o interior dos vasos sanguíneos e as câmaras do coração. E esse tecido é o responsável por controlar a passagem dos nutrientes e saída dos resíduos do sistema vascular. 

Diante disso, a suplementação de EPA auxilia para que não se formem placas de gordura nos vasos, o que vai melhorar o fluxo sanguíneo e facilita o bombeamento do sangue pelo corpo. 

Outro benefício do ômega 3 para o corpo está associado ao colesterol, uma vez que o nutriente ajuda a aumentar os níveis do colesterol HDL, considerado “bom” e diminui os níveis de LDL (colesterol “ruim”) e triglicerídeos. 

Ele ajuda também a diminuir a pressão sanguínea e as chances de um ritmo cardíaco anormal, bem como reduz as chances de ataque cardíaco e aneurisma. O ômega 3 também combate a inflamação crônica que é causada, entre outros fatores, pelo excesso de ômega 6 no corpo e diminui a formação de coágulos. 

Fontes de ômega 3

É possível ingerir o ômega 3 por meio da alimentação, incluindo na dieta peixes, especialmente de águas frias, bem como algumas sementes e castanhas. Ademais, uma saída para quem tem deficiência desse nutriente no organismo é consumi-lo em forma de suplemento alimentar. 

Vale ressaltar que o consumo de ômega 3 em cápsulas, bem como qualquer outro suplemento alimentar, deve ser orientado e acompanhado por um profissional da saúde, médico ou nutricionista. 

Quando é necessário suplementar o ômega 3, é preciso ficar atento a todos os tipos e marcas que existem no mercado. É preciso analisar a pureza do óleo em relação a metais pesados e contaminantes, o que é comprovado por um órgão fiscalizador e certificador especializado.  

Além disso, outro fator de diferenciação é a concentração de EPA e DHA. Pois, mesmo óleos que possuem alto teor de pureza, mas baixa concentração de componentes, não fornecem a quantidade adequada de EPA e DHA para obter os efeitos desejados. 

Por que terceirizar ômega 3 com a Hilê?

Você já percebeu que lançar um suplemento alimentar à base de ômega 3 pode garantir o sucesso da sua marca, especialmente se escolher terceirizar com uma das maiores indústrias do país! 

Aqui na Hilê trabalhamos com as melhores matérias-primas nacionais e importadas que garantem a máxima qualidade para o seu produto. Produzindo conosco tenha a certeza de que o seu consumidor levará para casa um produto que vai garantir os efeitos desejados. 

Hoje, na indústria, possuímos duas formulações com o ômega 3, sendo uma delas a cápsula de óleo de peixe apenas e outra que possui em sua composição o óleo de peixe, óleo de linhaça, óleo de borragem e vitamina E. 

Mas, aqui você também tem a possibilidade de produzir um produto com a sua fórmula. Você traz a sua ideia e são realizados todos os estudos e testes necessários para saber a viabilidade da fórmula. 

Faça como os grandes especialistas do mercado, terceirize a sua linha de ômega 3 com uma das maiores indústrias do Brasil! Entre em contato com uma consultora clicando aqui

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM