Escolher um nome para sua marca e produto é uma das tarefas mais importantes, pois é o mesmo que pode garantir o sucesso do seu negócio se houver a lembrança do naming. O intuito deste material é lhe auxiliar na construção do seu naming e posteriormente fazer o registro da marca. Este conteúdo foi criado com base no empreendedor de Suplementos Alimentares, mas a base é a mesma para qualquer segmento. Entretanto, vamos começar do início para que capte a essência deste conteúdo.
O que é naming e como construí-lo?
Naming significa “nomear”, e é o processo de criação de nomes para as marcas. Se utiliza muito essa nomenclatura na estratégia de branding, sendo uma das primeiras ações realizadas, isso acontece pelo papel que este método tem, de entender a essência da marca e propor estratégias que utilizem como base a experiência do usuário.
O nome é a estética visual e comunicacional da marca. Sabe aquela velha frase: “A primeira impressão é a que fica?” Pois bem, o naming tem a missão de criar carisma e recall na mente dos consumidores, utilizando seus atributos de tipografia, cor, pronúncia, escrita e sonoridade.
Mas, para chegar em um naming perfeito você deve levar em conta alguns fatores como: qual é o DNA da sua marca?, qual a essência que deseja transmitir?, quem é o seu público?, em qual segmento vai atuar?, vai ter loja física ou online?, vai ser franquia ou loja única personalizada?.
A marca deve obrigatoriamente transmitir a mensagem do seu propósito, ter concisão, capacidade de impactar o usuário, fácil pronúncia e escrita, ter uma sonoridade agradável, ter significado e ser exclusiva.
Quando tiver algumas opções de nomes, você deve fazer uma visita nas redes sociais e no INPI (falaremos em detalhes abaixo). Isso lhe ajudará a entender se não tem ninguém utilizando o nome que escolheu para sua marca. E o mesmo para o INPI, onde poderá fazer o registro da sua marca.
Vantagens de registrar seu naming
Ter o registro da sua marca no órgão regulamentador é essencial, isso lhe trará a segurança de que ninguém poderá utilizar o seu nome (caso alguém utilize poderá sofrer consequências por apropriação indevida de nome).
Além disso, tem a garantia que terá um crescimento sólido sem intervenções, pense comigo se a nossa querida Coca-cola não fosse registrada e a Pepsi quisesse quebrar com a marca registrando o nome, patenteando o formato, e se posicionar como a Coca-cola, isso seria possível se a “Coca-cola original” não tivesse registro.
Você deve se inspirar e pensar como grandes marcas. Se hoje é uma empresa pequena, provavelmente vai querer crescer, não é mesmo? Então todo cuidado e precaução são necessários.
Outro ponto válido para destacar, é que caso a sua empresa seja do segmento de suplementos alimentares, é necessário registrar o nome do seu produto ou linha, isso ajudará que a Anvisa entenda que seu produto é seguro e você tem boas intenções no mercado.
Se chegou até aqui é porque deseja ter uma marca de sucesso! E está na metade do caminho para isso acontecer, a seguir trouxe um passo a passo de como registrar sua marca no INPI.
Registro do INPI
Antes de iniciar, vejo que é necessário entender o que é o INPI e qual o seu papel na vida de uma marca. Bem a sigla INPI significa Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o qual foi criado para promover a inovação, garantindo a proteção desses dados. O órgão disponibiliza vários serviços como, registro de patentes, indicações geográficas, registro de marcas (este que iremos olhar mais profundamente), entre outros.
Registrar o nome da sua marca ou do seu produto é essencial para garantir exclusividade no nome, além é claro, se você fizer muito sucesso e não ter registro de marca, um terceiro pode registrar primeiro e o INPI vai pedir que retire seu produto do mercado.
Reunimos o passo a passo de como iniciar seu cadastro e pesquisa de marca dentro do INPI. Primeiramente acesse o site: https://www.gov.br/inpi/pt-br.
Vai se deparar com essa tela, onde é a entrada do portal, se tiver curiosidade sobre tudo o que é possível registrar é só navegar no site.
Para iniciar o cadastro no INPI, pode seguir pelo acesso rápido, e clicar em “Cadastro no e-INPI”.
Você vai ser direcionado para a tela abaixo, atente-se ao estilo do seu negócio. Se você é uma empresa ou pessoa física clique na primeira opção “cadastre-se aqui.”
Após, clicar você precisa ler com atenção o termo de Adesão do INPI, se concordar é só dizer “aceito”
Feito isso, você cai nesta tela, onde realizará o seu cadastro. Quando finalizar é só anotar o login e senha para não esquecer e seguir para a próxima etapa.
Muito bem, cadastro feito é hora de buscar pela sua marca, antes de pedir o registro de fato, precisa entender se ela está disponível. Volte para a tela inicial e efetue o login, após isso clique em “Marca”.
Ok, agora é só pesquisar o nome que planejou lá em cima na etapa de naming. Deixe a opção sempre em “Radical” onde terá uma visão mais abrangente, pois aparecerá em todas as classes que existem.
A seguir um exemplo de registro de marca de produto. Observem o nome, a empresa que tem o registro, a situação do pedido e a classe que está inserida.
Muito bem, para registrar um naming o ideal é que a tela apareça como na imagem abaixo, ou seja, isso quer dizer que este nome está livre para cadastro. Para garantir dá uma olhadinha na Revista de Registro do INPI (http://revistas.inpi.gov.br/rpi/)
Tendo certeza que o nome está disponível é iniciado o processo de pedido. Acesse o ícone “Custos e Pagamento”
Posteriormente, acesse “Marcas”.
Clique em “Sistema de Emissão de GRU”.
Faça o seu login.
Agora irá iniciar o pedido, atente-se para fazer tudo certo.
Tipo de serviço: Marcas;
Serviço: Pedido de registro de marca (com especificação pré-aprovada) – valor por classe (389);
Total de classes: 1
Revise e confirme
Feito isso, aparecerá uma extensão da tela, mostrando o pedido que fez e o valor, se estiver ok, é só gerar o boleto, se ver que fez algo errado apenas cancele o serviço.
Após pagar o boleto, você vai continuar o processo de pedido da marca. Acesse “Sistemas de Peticionamento”
Vá em “Sistema e-Marcas (Marcas)”.
Depois, em “e-Marcas”.
Agora acesse novamente seu login.
E digite o “Nosso número” que vai aparecer no boleto que já pagou.
Feito isso, cairá em uma tela onde precisará preencher as informações da sua marca. Tenha em mãos antes de começar: Nome da marca, logo em JPG, comprovante do pagamento em PDF, e classe a qual irá se cadastrar, aqui tem um guia de classes para se basear antes de começar o processo (http://antigo.inpi.gov.br/menu-servicos/marcas/classificacao/arquivos/nacional.pdf)
Feito isso, é só concluir o pedido. Geralmente este processo pode demorar alguns meses, mas fique atento, toda semana é divulgado na Revista de registro do INPI, após a sua marca ser validada pelo INPI, outras marcas têm 60 dias para pedir deferimento.
Mas, se estiver tudo ok, após a validação total e o não deferimento, deverá pedir o decênio da sua marca, ou seja o registro por 10 anos. E assim consecutivamente. Fique sempre de olho, e se precisar pode contar com escritórios especializados em registros de marcas.
Para finalizar tem algo muito importante, que não posso deixar de mencionar sobre as taxas:
Primeira taxa (pedido de marca) para ME, MEI, EPP, Cooperativas, Instituições de ensino e pesquisa e Entidades sem fins lucrativos fica R$142,00, outros estilos de empresas R$355,00.
Primeiro decênio para ME, MEI, EPP, Cooperativas, Instituições de ensino e pesquisa e Entidades sem fins lucrativos R$298,00, outros estilos de empresas R$745,00.
Renovação do decênio (já deu 10 anos de registro, precisamos pedir novamente) para ME, MEI, EPP, Cooperativas, Instituições de ensino e pesquisa e Entidades sem fins lucrativos R$426,00, outros estilos de empresas R$1.065.00.
Após todo esse processo o seu naming está feito, é muito importante seguir os passos para ter uma marca sólida no mercado, mas não se preocupe, é complexo mesmo, e existem vários profissionais que podem lhe auxiliar tanto no processo de naming quanto de registro da marca.
E precisando de qualquer coisa é só chamar a gente! Fique de olho nas nossas redes sociais que tem muito conteúdo para auxiliar na sua jornada de empreendedor.