Ingredientes em alta para suplementos alimentares

O mercado de suplementos alimentares é muito amplo e abrange centenas de produtos, bem como ingredientes que podem ser usados de diversas formas para atingir um objetivo perante a saúde. 

Diante disso, hoje quero apresentar para você, empresário do ramo ou que está pensando em investir nesse mercado, alguns ingredientes que são os mais procurados e estão em alta para a produção de suplementos alimentares. 

Ingredientes que auxiliam na melhora do sono até àqueles que atuam exclusivamente na pele, passando por diversos pontos da saúde do organismo. Há muitos nichos dentro do mercado de suplementos alimentares que estão em alta e podem ser explorados para garantir o sucesso nas vendas de produtos! 

Continue a leitura e fique por dentro dos ingredientes mais procurados para suplementos alimentares! 

Melatonina

Liberada recentemente pela Anvisa para ser utilizada em suplementos alimentares, a Melatonina é uma das grandes novidades do mercado. Ela é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e é responsável por regular o ciclo circadiano, ou seja, o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. 

Ela é  produzida pela glândula pineal que é ativada quando não há estímulos luminosos. Diante disso, a Melatonina só é produzida à noite e induz ao sono. Com o processo natural de envelhecimento nosso corpo começa a produzir menos esse hormônio, por isso os distúrbios do sono são mais comuns em adultos e idosos. 

A suplementação de melatonina pode ser importante para quem já não consegue ter uma boa noite de sono. E, além de proporcionar a melhora do sono, ela possui inúmeros outros benefícios. Tem ação antioxidante, reduz a acidez do estômago e ajuda a melhorar a depressão sazonal. 

Como suplemento alimentar ela pode ser comercializada em cápsulas, com uma concentração de até 0,21mg. São indicados para pessoas a partir dos 19 anos e devem ser consumidos cerca de 30 minutos antes de dormir, ou conforme orientação de profissionais da saúde. 

Suplementos alimentares constituídos por melatonina não são recomendados para mulheres grávidas, lactentes, crianças e para pessoas que realizam atividades que necessitam de atenção.

Ômega 3

Esse é um ingrediente que tem bastante procura entre as empresas que produzem suplementos alimentares. Inclusive, é um dos suplementos mais conhecidos entre os consumidores. 

O ômega 3 é uma gordura boa que tem potente ação anti-inflamatória. Diante disso é utilizado para combater o colesterol e diabetes, bem como prevenir doenças cardiovasculares e do cérebro.

Existem três tipos de ômega 3: ácido docosahexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA) que são encontrados especialmente em peixes de mar como salmão, atum e sardinha e em sementes como chia e linhaça. 

Muitas pessoas suplementam o ômega 3 justamente por não consumirem peixes com frequências, bem como as sementes que são ricas dessa gordura. Além disso, ele possui inúmeros benefícios para a saúde como um todo, atuando em diversos aspectos. 

O consumo de ômega 3 é indicado durante toda a vida, variando a quantidade de ingestão diária conforme a idade. Além disso, sua suplementação é indicada durante a gravidez, para garantir a saúde da mãe e do bebê em diferentes aspectos. Seu consumo deve ser orientado por um profissional. 

Extrato Aquoso de Hortelã 

Outro novo ingrediente que foi liberado recentemente pela Anvisa para utilização em suplementos alimentares foi o Extrato Aquoso de Hortelã. Ele pode ser utilizado em diversas formulações, especialmente para auxiliar no controle da ansiedade, melhora na qualidade do sono e para auxiliar no sistema digestivo. 

A Mentha spicata, popular hortelã, é conhecida e cultivada em todo o mundo. Seu aroma inconfundível e sabor marcante faz com que essa folha seja ingrediente em diversas preparações na culinária entre comidas e bebidas e também utilizada em cosméticos.

Suplementos que tem esse ingrediente em sua formulação são indicados para tratamento de distúrbios digestivos e hepáticos, dores de cabeça, resfriados, febres, sinusites e problemas buco-faríngeos. Além disso, esse componente possui propriedades vasoconstritoras, antiespasmódicas, analgésicas, antioxidantes, calmantes, bactericidas, fungicidas, antialérgicas, anti-inflamatórias e bio-pesticidas.

Por ser uma novidade, deve ser um dos ingredientes em alta para o próximo ano que irá constituir produtos com alto potencial de sucesso no mercado de suplementos alimentares. 

Ingredientes para manutenção da saúde da mulher

Culturalmente as mulheres sempre buscaram mais sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde em geral. Agora, com o avanço das tecnologias e descobertas de novos ingredientes que podem auxiliar o público feminino, essa procura cresce a cada dia.

Bem como a demanda pelos produtos cresce por parte do consumidor, as empresas também buscam aumentar sua linha de produtos para atender as expectativas desse público. Entre os mais procurados estão suplementos que possuem em sua formulação ingredientes antioxidantes, que atuam combatendo o envelhecimento, tanto da pele como do organismo como um todo. 

Dentre os principais ingredientes desse segmento, os mais procurados no últimos tempos são:

Mirtilo

Também conhecido como blueberry, é uma fruta rica em antioxidantes, vitaminas e fibras. Dentre suas propriedades e principais benefícios, seus componentes são capazes de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, proteger o fígado e atrasar o envelhecimento, especialmente a deterioração da memória e cognição. 

Ajuda também a diminuir os níveis de açúcar e colesterol ruim no organismo, previne infecção urinária, regula a pressão arterial e protege o colesterol, pode proteger contra a gripe e ajuda a manter o bem-estar. 

Por ser uma fruta que não é fácil de encontrar, é comum as pessoas buscarem por suplementos que contém mirtilo na sua formulação. É comercializado como suplemento em pó. 

Inositol

É um tipo de carboidrato derivado do metabolismo da glicose, popularmente conhecido como uma vitamina do complexo B. Essa substância é importante para o funcionamento das células, da insulina e do sistema nervoso e para o metabolismo de gorduras.

Sua utilização é indicada para auxiliar no tratamento da diabetes, depressão e síndrome dos ovários policísticos, por exemplo. Por reduzir a resistência à insulina, comum nessa síndrome, a suplementação com inositol pode aumentar as chances de uma mulher engravidar. 

O inositol auxilia no controle da glicose e dos níveis de colesterol ruim, aumenta a queima de gorduras, melhora a memória, fortalece os cabelos, entre outros benefícios. Crianças e mulheres grávidas só devem ingerir essa substância com orientações de profissional da saúde. 

Amora e gérmen de soja

Uma potente combinação para mulheres que sofrem com os efeitos da menopausa. A amora é rica em vitaminas A,C e K e minerais como cálcio e magnésio, substâncias que têm propriedades antioxidantes e reguladoras dos hormônios. 

Essa combinação tem como principais benefícios a regulação dos hormônios tratando e amenizando a irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações. Além disso, contribui para controlar o colesterol e auxilia no funcionamento intestinal. 

É possível também desenvolver um suplemento alimentar eficaz para o tratamento dos sintomas da menopausa com amora miúra. Por conta de seus benefícios, elas são indicadas também para completar o tratamento de diabetes, colesterol alto, problemas no fígado, calvície, prisão de ventre, TPM e osteoporose. Também possui propriedades antioxidantes e depurativas, ajudando a eliminar toxinas do organismo.

Colágenos

Existem diversos tipos de colágenos, sendo que os dois principais utilizados no mercado de suplementos alimentares são o colágeno tipo I e colágeno tipo II. Nesse nicho, é preciso entender a função de cada um. 

O colágeno tipo I (hidrolisado) atua diretamente na pele, cabelos e unhas, mantendo sua elasticidade e hidratação, bem como uma pele saudável. É mais utilizado com função estética. 

Já o colágeno tipo II é indicado para quem busca a regeneração das cartilagens e pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças e problemas nesses tecidos.

Colágenos estarão sempre em alta, pois a partir dos 25 anos de idade nosso corpo começa a reduzir a produção dessa substância em cerca de 1% ao ano, sendo isso mais visível a saúde da pele, que começa a perder elasticidade.

O colágeno pode ser comercializado como suplemento alimentar em forma de cápsulas ou solúvel. 

Ingredientes que auxiliam na manutenção da saúde do cérebro

Além dos ingredientes já citados, outros que também encontram-se em ascensão e sua procura cresce a cada dia são aqueles que atuam na manutenção da saúde do cérebro. Suplementos alimentares com substâncias nootrópicas, as “drogas da inteligência”. 

As empresas estão apostando cada vez mais em produtos que contenham em sua composição aminoácidos, vitaminas e minerais que “turbinam” o cérebro. Além de manter a saúde do órgão, muitos deles têm como objetivo melhorar a memória e o raciocínio.

Dentre as principais substâncias nootrópicas utilizadas em suplementos alimentares pode-se destacar o L-triptofano, que auxilia na manutenção dos níveis de serotonina, atuando no humor; A L-teanina, que induz atividades no cérebro correlacionando um estado percebido de relaxamento; e a cafeína, que aumenta o estado de alerta e melhora o humor, melhorando assim, o desempenho cognitivo.

Outro ingrediente que tem atuação positiva na saúde do cérebro é o Magnésio, que pode ser utilizado de diversas formas em diversas formulações. 

Esses são só alguns dos ingredientes mais procurados para utilização em suplementos alimentares, há outras diversas opções disponíveis para formulações. 

Além disso, estamos sempre atentos ao mercado e acompanhando novas liberações de componentes, bem como as próximas tendências de mercado para os suplementos alimentares. 

Então, vamos iniciar sua linha de suplementos alimentares? Entre em contato com uma consultora clicando aqui!

 

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM