Manter uma alimentação saudável é uma preocupação que aumenta a cada dia entre as pessoas. A pandemia de Covid-19 fez esse alerta acender ainda mais, pois as pessoas agora buscam por isso para manter o sistema imunológico forte. E, com isso, ter uma marca de suplementos alimentares é uma boa alternativa para quem deseja aumentar seus lucros no mercado de alimentos e bebidas.
Quando se fala em alimentação saudável, a maioria das pessoas pensa em um prato cheio de verduras e legumes e uma alimentação balanceada que inclua também frutas. Entretanto, muitas pessoas buscam por soluções rápidas e práticas para se ter hábitos mais saudáveis. Com isso, a busca por suplementos alimentares e alimentos e bebidas funcionais aumentou.
Dados da Pesquisa Feita pela Euromonitor em 2019 mostram que o Brasil é o quarto colocado no ranking de países que mais consomem alimentos e bebidas funcionais, além dos suplementos alimentares. Outro ponto importante é que esse setor movimenta 35 bilhões de dólares no Brasil. Esses dados mostram o caráter promissor desse tipo de negócio no país.
Ficou interessado? Neste texto vou apontar algumas dicas que irão te auxiliar a construir uma marca forte dentro do mercado de suplementos alimentares. Ainda, quero te mostrar os caminhos de como a Hilê pode te ajudar a se consolidar nesse mercado e aumentar seu faturamento.
Escolher que caminho seguir
Há diversos nichos e caminhos que podem ser seguidos no mercado de suplementos alimentares. Escolher em que área se quer trabalhar e que público deseja atender é um ponto fundamental para quem deseja ter sua linha de produtos. Há aqueles que segmentam seus produtos focando no público-alvo, como também há quem tem uma abrangência mais ampla.
Hoje, há empreendedores que possuem uma loja pequena até aqueles que têm grandes redes e oferecem uma gama mais ampla de produtos aos consumidores. E, desde o pequeno até o grande empresário, o objetivo é o mesmo: ser o melhor naquilo que se propõe a fazer, sempre oferecendo os melhores produtos.
Para tirar as ideias do papel e tornar o sonho realidade é preciso planejamento. Uma sugestão é seguir a estratégia de gestão Tailor Made que significa “sob medida”. Nesse caso os serviços prestados por uma empresa são personalizados para atender as necessidades de cada cliente.
Nesse contexto é preciso analisar alguns pontos essenciais para que a estratégia cumpra com seu papel. Antes de querer atender cada cliente em específico, é preciso conhecer suas necessidades e como apresentar uma solução eficaz.
Formulações conhecidas como opção para consolidar sua marca de suplementos alimentares
Além daqueles que buscam consolidar sua marca no mercado com novos produtos, há também empresários que preferem apostar em produtos que já existem e são consumidos pelas pessoas. E oferecemos essa solução também aos clientes. Isso porque, temos uma gama de formulações prontas e já conhecidas pelo consumidor pelas suas vantagens.
Dados fornecidos por um estudo da Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, intitulado O consumo de alimentos funcionais – atitudes e comportamentos, mostram que, dentre os fatores que levam o consumidor a comprar o produto, os principais são a marca/empresa e a opinião de pessoas conhecidas.
Diante disso, buscar por formulações que já são comercializadas e seus efeitos são conhecidos e eficazes é um caminho seguro para quem deseja consolidar e fortalecer sua marca no mercado de suplementos alimentares.
Conhecer o mercado de suplementos alimentares
Assim como em qualquer ramo, de produtos ou serviços, conhecer o mercado é um passo importante para quem deseja ter sua linha de suplementos alimentares. Com uma pesquisa de mercado em mãos é possível analisar o cenário e buscar o melhor caminho para seguir.
Uma boa opção é entender o comportamento dos consumidores finais como qual o seu principal interesse entre os suplementos alimentares e quanto as pessoas pretendem gastar com esses produtos. Também é importante analisar os preços das marcas concorrentes para conseguir precificar seu produto de uma forma que ele se coloque bem no mercado.
Por mais que seja importante conhecer e seguir as tendências, uma marca não pode se basear apenas nisso, pois é algo arriscado. Buscar sempre pelo modismo pode indicar que seu negócio não se sustente por muito tempo. O processo de consolidação de uma marca de suplementos alimentares no mercado é longo.
O ideal é buscar um modelo de negócio que se caracterize como uma megatendência, termo elencado pelo pesquisador Philip Kotler que indica negócios que chegam para dar uma nova forma ao modelo de consumo das pessoas. Para isso, é preciso analisar todos os aspectos do mercado, especialmente a necessidade dos consumidores, para encontrar lacunas que seus produtos possam preencher. Buscar por mudanças e inovações é sempre um bom caminho.
Dar atenção às embalagens
Nesse passo, você pode usar sua própria experiência como consumidor: na gôndola, quando você encontra vários produtos e marcas diferentes de tudo o que conhece, qual lhe chama mais atenção. Aquela mais prática e com cores atraentes ou aquele produto com uma embalagem mais complexa, de difícil transporte e manuseio?
Cada vez mais as empresas estão investindo em embalagens. Segundo a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), a indústria de alimentos em uma panorama geral ocupa o primeiro lugar no ranking quanto a esse investimento.
Uma embalagem precisa ser segura, prática para ser levada na bolsa ou mochila e chamativa, para atrair a atenção do consumidor na gôndola. Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam os suplementos alimentares para complementar a alimentação e, por isso, precisam ser fáceis de carregar e consumir.
Diante disso, pensar em todos os detalhes também da embalagem, desde a fabricação, transporte, disposição na loja e como chamar a atenção do consumidor é mais uma etapa fundamental para construir uma imagem forte da sua marca de suplementos alimentares.
Conhecer os processos regulatórios e de desenvolvimento
A produção de suplementos alimentares, assim como o setor de alimentação de modo geral, passa por rigorosos processos regulatórios. O objetivo é que o produto que chega ao consumidor seja totalmente seguro e confiável.
No Brasil, a produção de suplementos alimentares precisa seguir os padrões regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo que a mesma também realiza fiscalização e liberação de produtos.
É preciso submeter os produtos e marcas a trâmites de regularização, autorizações e obtenção de certificados perante os órgãos reguladores. E, para isso, é preciso ter muito cuidado e uma atenção especial com esses documentos. Esse processo não pode ter falhas, pois isso pode causar atrasos de liberações ou até cancelamentos.
Por isso, ter alguém que realize consultoria ou preste auxílio nesse momento do projeto é outro diferencial importante para quem deseja consolidar sua marca de suplementos alimentares.
Além disso, é preciso seguir as leis sanitárias e todas as normas de rotulagem. Por isso, optar por ter uma consultoria nessa fase do processo é uma boa opção para quem não tem conhecimento total do mercado. É importante contar com o auxílio de especialistas para te auxiliar em todas as fases do processo.
Conhecer os processos e firmar uma parceria sólida
Para se ter uma marca de suplementos alimentares forte no mercado é preciso dar atenção e conhecer todo o processo envolvido, desde a escolha do nome e formulação até o momento da venda. Escolher uma indústria totalmente preparada para te dar suporte em todas as etapas é fundamental.
Antes de querer ter sua linha de produtos, é preciso entender todas as fases que fazem parte desse desenvolvimento. Além disso, é fundamental que você conheça todas as suas opções dentro do processo, especialmente quanto aos produtos que deseja oferecer.
Aqui na Hilê produzimos suplementos alimentares em cápsulas e solúveis que podem ser envasados e distribuídos de diversas formas. Dispomos de profissionais qualificados em todos os setores pelos quais seus produtos vão passar para garantir a melhor qualidade.
Desenvolvemos o projeto junto com você, para que tudo seja alinhado da melhor forma possível desde o design do rótulo até o envase do produto. Além disso, temos também uma grande capacidade de estocagem, para produzir uma quantidade de produtos que atenda às suas necessidades!
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