O marketing de produto e sua importância para as marcas

Com certeza você já esperou ansioso pelo lançamento de um produto da sua marca favorita, seja em qualquer área. E o que gerou essa expectativa foi uma divulgação prévia feita pela marca a partir do novo produto, não é? Esse é o marketing de produto. 

Antes do lançamento de um novo produto a equipe de marketing pensa em todos os detalhes de como ele será divulgado ao cliente e o posicionamento da marca quanto a ele. É preciso definir uma estratégia geral do novo produto no mercado. Após, é necessário acompanhar seu sucesso e impulsionar a demanda. 

Diferente do marketing tradicional, que tem como objetivo atrair leads, o marketing de produto tem seu foco no consumidor final, criando demandas e impulsionando ações dos consumidores. Isso é feito por meio da divulgação de produtos.

O objetivo é conectar produtos e pessoas, ou seja, encontrar os consumidores certos para o produto e pensar em uma maneira criativa e interessante de vendê-lo para essas pessoas. Por isso é indispensável conhecer o perfil do comprador.

Esse processo é essencial quando se lança um novo produto, pois, apesar de focar diretamente nisso, a marca também terá mais visibilidade. E, a partir disso, os clientes podem se interessar por outros produtos complementares, por exemplo. 

Ainda, há a possibilidade de fazer um teste da recepção de um pequeno grupo de consumidores a um novo lançamento antes de liberar o produto para todo o público. Ou, ainda, o marketing de produto tem papel importante quando se quer introduzir um produto já existente em um novo mercado, abrangendo consumidores que ainda não o conhecem. 

Continue a leitura que vou te dar dicas de como faturar mais realizando um bom marketing de produto.

Função do marketing de produto

O marketing de produto tem funções muito importantes diante de sua marca. Ele é essencial quando um novo produto é lançado no mercado para que ele não seja apenas mais um dentre outros do mesmo segmento que já existem. Pensar em uma divulgação voltada diretamente para um objetivo em específico traz bastante resultados positivos quando bem feita. 

Essa estratégia visa alinhar as equipes de vendas e marketing, uma vez que é importante que profissionais dos dois setores façam parte do planejamento do lançamento do novo produto, para que estejam a par de todas as etapas. 

A partir daí é preciso pensar no posicionamento do produto no mercado e desenvolver a mensagem da empresa sobre o produto. Além disso, é preciso pensar também no diferencial competitivo do item frente aos principais concorrentes. 

A equipe que terá a função de desenvolver esse trabalho deve pensar em todos os insights possíveis para utilizar na divulgação desse novo produto. O objetivo principal é convencer o consumidor de que ele precisa daquele produto. 

Qual a importância do marketing de produto?

Elaborar uma boa estratégia de marketing de produto é o pontapé inicial para o sucesso dele. Quando um produto já é lançado com uma boa expectativa do público no mercado, as chances de ele ser um sucesso aumentam. 

Diante disso, essa estratégia é essencial para que o novo produto seja diferenciado dos outros no mercado e a marca tenha um destaque competitivo. O uso da  estratégia segmentada quando um novo produto é lançado é um diferencial para fugir dos padrões da concorrência. 

Quando bem estruturado o marketing de produto estabelece relações entre o produto e a necessidade de uso, além de ressaltar as características especiais, diferenciais  perante os clientes que vão ficar mais próximos da marca e do produto. 

Utilizando o marketing de produto é possível personalizar a comunicação com o público, segmentando as ações e as direcionando para as necessidades específicas do usuário. Assim é criada uma experiência única e pessoal, ponto importante para uma abordagem de penetração de mercado. 

Outro diferencial proporcionado por essa estratégia é que um bom marketing reforça as fases de crescimento e maturidade de um produto. Quando tudo está bem estruturado é possível solucionar dúvidas e resolver problemas, o que é capaz de manter o produto sólido no mercado, fidelizando o cliente e evitando crises. 

O marketing de produto também auxilia na precificação do produto, sendo que os preços podem ser ajustados sempre que necessário a depender da demanda e do que o estudo de mercado diz. Além disso, com as estratégias pensadas, no momento do design é possível criar peças publicitárias que tenham a cara do produto, auxiliando na fixação do mesmo diante dos consumidores. 

Estágios do marketing de produto

É preciso ter em mente que todo produto tem um ciclo de vida composto por quatro etapas: introdução no mercado, crescimento, maturidade e declínio. Diante disso o marketing de produto é essencial para que a segunda e terceira etapa sejam o mais duradouras possível. 

Assim que o produto é lançado no mercado, por mais que sua estratégia seja segmentada, ainda leva um tempo para que ele encontre seu público verdadeiramente. Quando isso acontece, ele começa a crescer e ganhar mais espaço, aumentando a demanda de vendas e, consequentemente, os lucros. 

O período da maturidade é quando o produto já é bem visto e mantém as vendas regulares, assim como sua demanda e a lucratividade são consistentes. Após isso há uma queda nas vendas por inúmeros motivos que levam a empresa a pensar em novos produtos e estratégias. 

Por isso é importante definir bem todos os estágios do marketing de produto para que ele cumpra seu papel de forma eficaz, trazendo lucros e dados positivos para a marca. Esse trabalho inicia antes da primeira etapa do ciclo de produto e tem diferentes estágios:

  • Encontrar o público-alvo: é preciso entender o perfil dos consumidores do novo produto e elaborar uma visão do potencial cliente da empresa. A partir desse perfil é feito o direcionamento das ações. 

 

  • Mensagem e posicionamento: nesse momento do planejamento é necessário responder três perguntas: o que o produto faz, quem vai usá-lo e qual o seu diferencial perante seus concorrentes. Com isso é possível posicionar o produto dentro do mercado e, ainda, um conjunto de mensagens relevantes sobre ele. 

 

  • Educação da empresa sobre a mensagem e posicionamento: assim que o estágio anterior é finalizado é preciso garantir que toda a empresa esteja a par disso e saiba o essencial sobre o produto. Isso faz com que as informações que serão repassadas estejam alinhadas. 

 

  • Plano de lançamento: é preciso ter um cronograma com prazos estabelecidos e envolver profissionais de diferentes áreas que irão dividir as atividades para que tudo saia da forma esperada e planejada. 

 

  • Conteúdo para o lançamento: nesse momento os “marketings” de produto e de conteúdo trabalham juntos na elaboração de materiais que serão utilizados no lançamento do produto. O conteúdo vai garantir mais visibilidade e impacto do produto no mercado. 

 

  • Preparação da equipe: esse é mais um estágio que tem foco interno. Todos os setores e colaboradores precisam estar cientes do lançamento e preparados para atender às demandas que irão surgir a partir disso. 

 

  • Lançamento: após ter o produto no mercado o marketing precisa estar preparado para fazer ajustes conforme a demanda e retorno obtidos junto ao mercado e aos consumidores. Esse estágio é decisivo para garantir o sucesso do produto a longo prazo. 

 

Como fazer uma boa estratégia de marketing de produto?

Agora que você já conhece o marketing de produto, seus estágios e vantagens, vou te apresentar algumas dicas para você constituir uma boa estratégia e fazer com que seu produto atinja todos os objetivos. 

Defina bem o público-alvo: esse é um ponto muito importante para que toda a estratégia do marketing de produto dê certo. É preciso saber quem é o cliente ideal para o produto, o consumidor que você deverá convencer. É preciso entender suas necessidades e dores e como posicionar o produto de uma forma positiva.

Uma abordagem empática e personalizada faz toda a diferença e, por isso, é preciso entender as características do público-alvo. 

Destaque os diferenciais do seu produto: é essencial criar uma comunicação focada nos diferenciais do produto. Reforce e elogie essas características e reforce isso como um motivo para que o consumidor fique interessado. Deixe claro para o cliente o que ele vai ganhar ao investir nessa solução. 

Estude e conheça o mercado: outra dica muito importante é estudar o mercado utilizando a inteligência competitiva e com apoio de análise de dados. Com isso é possível entender como o produto se encaixa e se destaca em meio aos outros. 

Esse estudo tornará possível realizar comparações para saber quais características realçar para convencer o cliente. 

Encontre a melhor estratégia e os melhores canais de divulgação: é preciso pensar na distribuição de todo o material de divulgação do produto. De acordo com a sua persona, faça uma seleção de qual ou quais canais são os ideais para falar do seu produto. Considere sempre as especificidades do seu produto e seu nicho de mercado.

Alguns recursos que podem ser utilizados são as redes sociais, e-mails, hotsites e eventos. 

Acompanhe os resultados: em qualquer estratégia de marketing é fundamental acompanhar os resultados e manter um monitoramento constante. Assim é possível saber o que está dando certo e que pontos precisam ser revisados.

Estudar os indicadores e traçar planos de melhorias com base no que eles dizem é fundamental. 

Tenha um atendimento estruturado e ouça os clientes: assim como há estágios internos para definir a estratégia do marketing de produto, é preciso que a equipe esteja preparada para atender toda a demanda proveniente desse trabalho. É preciso que a equipe esteja preparada para lidar com as dúvidas e solicitações dos clientes.

Além disso, ouvir os clientes é um ponto fundamental para garantir o sucesso do produto a longo prazo. É importante ouvir os clientes e estar aberto aos feedbacks para melhorar as estratégias constantemente. 

Diferente das outras vertentes do marketing, que tem como objetivo gerar leads, o marketing de produto caminha por um campo específico onde, algumas vezes, os clientes para o produto já existem mas, às vezes, consomem de outras empresas. 

Diante disso, é preciso fazer com que esses consumidores estejam cientes da existência do seu produto e desenvolvam interesse, necessidade ou desejo por ele. 

É desafiador e não é uma tarefa fácil, especialmente quando é um produto inovador. Entretanto, quando a estratégia de marketing de produto é bem executada, é esse o trabalho que define quais produtos conquistam a preferência dos consumidores e permanecem no mercado por mais tempo. 

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