Como os suplementos alimentares podem auxiliar no tratamento de transtornos mentais

suplementos

Cuidar da saúde mental se tornou prioridade de muitas pessoas nos últimos anos e a procura por métodos com suplementos alimentares que podem auxiliar em tratamentos de transtornos mentais ou até mesmo preveni-los segue na mesma tendência. 

A pandemia causada pelo Coronavírus foi um dos fatores que despertou nas pessoas o interesse de dar uma atenção a mais para a saúde mental, uma vez que esse assunto, até pouco tempo atrás, era um tabu muito grande, muitas vezes os transtornos eram até banalizados. 

Além de causarem várias alterações psicológicas, os transtornos mentais também podem causar sintomas físicos como tensões e dores musculares, palpitações, dor de cabeça, problemas intestinais, entre outros.

Ter um transtorno mental afeta diretamente vários aspectos da vida da pessoa. Além disso, eles não têm cura. Então, para lidar com isso ao longo da vida, é preciso buscar ajuda de profissionais e um tratamento. 

Suplementos alimentares e a saúde mental em números

Ter de se adaptar rapidamente a novas rotinas durante o período de pandemia desencadeou alguns transtornos mentais para muitas pessoas. Segundo dados de uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e divulgada pela BBC News Brasil, 53% dos brasileiros relataram que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no ano de 2020.

Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Diversos estudos sobre o tema foram feitos e muitos trazem dados preocupantes. Um deles, publicado ainda em 2020 pela Fiocruz com outras seis universidades, dizia que “sentimentos frequentes de tristeza e depressão afetavam 40% da população adulta brasileira, e sensação frequente de ansiedade e nervosismo foi relatada por mais de 50% das pessoas”.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, ansiedade é o transtorno mental mais presente entre os brasileiros durante a pandemia de Covid-19.

Com isso, muitas pessoas mudaram suas prioridades e buscam a cada dia novidades que possam auxiliá-las a encontrar o equilíbrio para manter o bem-estar, tendo corpo e mente saudáveis.

Por isso, escolher uma linha que auxilie a manter a saúde do cérebro é uma ótima oportunidade para quem quer investir no ramo de suplementos alimentares.

Os suplementos alimentares desempenham um importante papel no combate e tratamento dos transtornos mentais, uma vez que são compostos por vitaminas, minerais e nutrientes importantes para a saúde do cérebro. 

Vitaminas e nutrientes que auxiliam na manutenção da saúde do cérebro

Há diversas formas de auxiliar o corpo a se recuperar e reagir melhor a um transtorno mental, como a prática de exercícios físicos. Mas, além disso, estudos mostram que a falta de vitaminas e minerais pode interferir na saúde mental. 

Sendo assim, o uso de suplementos alimentares passa a ser bastante recomendado, uma vez que há vitaminas e minerais que o corpo não absorve de outra forma ou que não são fornecidas tão facilmente por alimentos, por exemplo. 

O complexo B é composto por oito vitaminas que são conhecidas pela ação contra o estresse e são ótima aliadas para manter a saúde mental. Esses nutrientes estão presentes na produção de neurotransmissores que ajudam a manter o humor e podem diminuir as chances de desenvolver algum transtorno psíquico. São chamadas também de vitaminas “anti-estresse”, pois são essenciais para combater seus efeitos. 

Todas as vitaminas do complexo B: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotônico), B6 (piridonxina), B7 (biotina) e B9 (folato) são essenciais para extrair energia de alimentos, construção de moléculas vitais e regulação do metabolismo de neurotransmissores como a serotonina.

Todos foram encontrados para aliviar os sintomas de depressão, estresse e declínio mental relacionado à idade. Você pode encontrar um mix completo das vitaminas do complexo B aqui!

A vitamina B12 (cobalamina) é responsável por sintetizar o DNA e os glóbulos vermelhos. Ela também desenvolve a mielina, uma espécie de membrana que envolve alguns neurônios. Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que a deficiência de B12 no organismo pode se manifestar com sinais psicológicos, como depressão, falta de memória e alterações comportamentais. 

Aqui na Hilê você encontra a formulação de Vitamina B12 que pode fazer parte da sua linha de suplementos. 

Vitamina B6 e Vitamina D

Outras duas aliadas da manutenção da saúde mental são a vitamina B6 e a vitamina D, ambas que estão diretamente ligadas à produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade.

Esta molécula é produzida a partir de um aminoácido chamado triptofano e você pode encontrá-lo em alguns produtos e formulações aqui na Hilê como o Magnésio, zinco, L-triptofano e vitamina B6 e também Feijão branco e L-triptofano com cúrcuma. Ambos os produtos têm em sua composição elementos que se completam para garantir a boa saúde do cérebro. 

O magnésio desempenha uma função importante no equilíbrio do sistema nervoso e produção de energia, por isso, a falta do mineral no organismo pode ter relação com alguns sinais neurológicos como ansiedade, hiperatividade, alterações de personalidade e até depressão.

Um estudo da University of Balearic Islands, na Espanha, aponta que a diminuição de substâncias essenciais para o organismo como adrenalina e cortisol pode estar associada com o baixo nível do mineral no organismo, o que resulta em sintomas de estresse e ansiedade.

Já o zinco deixa o cérebro alerta, melhora a capacidade cognitiva, reduz a fadiga cerebral e ajuda a organizar os pensamentos. Ele é um potente antioxidante no cérebro, auxiliando na prevenção do envelhecimento do órgão, causado pela ação dos radicais livres.

A cúrcuma, por sua vez, contém um nutriente chamado de curcumina, que pode ajudar a diminuir a ansiedade pois reduz a inflamação e o stress oxidativo, que geralmente está em níveis elevados em pessoas que sofrem transtornos de humor. 

Selênio

Outro mineral muito importante para a saúde do organismo é o selênio que atua fortalecendo a imunidade, combate os radicais livres, tem função anti-inflamatória e influencia os processos cognitivos.

Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia descobriram, em um estudo recente, que o nível de selênio no corpo tem uma relação muito forte com a depressão e alterações de humor. Há diferenças entre as consequências quando o nível está muito alto ou muito baixo, mas, concentrações mais baixas desse nutriente no organismo causam efeitos mais negativos ainda na saúde mental. 

Um dos fatores que explica a depressão é a oxidação no cérebro e no sistema nervoso. Ainda segundo a pesquisa, ingerir selênio em quantidades ideais protege os tecidos corporais desse tipo de oxidação. 

Chá verde

O chá verde contém um aminoácido chamado teanina e, por isso, tem ganhado destaque no combate da ansiedade. Esse componente tem potencial para controlar transtornos de humor, uma vez que tem efeitos anti-ansiedade e calmantes. 

Além disso, há especialistas que indicam que a teanina pode aumentar a produção de serotonina e dopamina, que são dois neurotransmissores que atuam diretamente no cérebro e nas alterações de humor. A ingestão desse aminoácido causa relaxamento e calma, reduzindo assim a tensão.

Aqui na Hilê temos o chá verde a granel, outro produto que pode agregar na sua linha de produtos naturais e suplementos alimentares, uma vez que foi comprovada também essa eficácia desse produto na manutenção da saúde mental. 

Ômega 3

O ômega-3 é uma substância muito importante para a função cognitiva e fundamental para o funcionamento do cérebro, visto que essa é uma das substâncias constituintes das membranas celulares dos neurônios e são importantes na comunicação entre células nervosas. Como consequência, ele ajuda na melhora da saúde mental. 

Uma pesquisa apontou que o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA), que são conhecidos por regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação e promover a função cerebral saudável, podem reduzir os níveis de ansiedade. 

A suplementação de ômega-3 é uma das mais conhecidas no mercado e também uma das mais procuradas com o intuito de manter a saúde do cérebro. Aproveite esse nicho para aumentar suas vendas no mercado de suplementos alimentares produzindo ômega-3 aqui na Hilê!

As vitaminas e minerais sozinhos não serão responsáveis por evitar ou curar doenças mentais. No entanto, buscar uma ajuda profissional para iniciar o consumo de suplementos que possam auxiliar na saúde do cérebro é uma boa escolha para quem quer manter corpo e mente saudáveis. 

Diante disso, te convido também a conhecer todos os produtos que podemos te oferecer e a saber mais sobre nosso processo de terceirização. Não perca a oportunidade de produzir com uma das maiores indústrias do país!

Entre em contato com uma de nossas consultoras de sucesso clicando aqui!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM