Tudo sobre magnésio: seus benefícios e como suplementar

magnésio

Geralmente ouvimos falar que vitaminas e minerais são essenciais para o bom e correto funcionamento do nosso organismo. Dentro disso, alguns são mais importantes que outros e fazem parte de diferentes reações no nosso corpo. 

Dentre os mais essenciais, o magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo humano e participa de mais de 300 reações bioquímicas. Além disso, há estudos que mostram que o aumento da ingestão de magnésio na dieta está associado a diminuição do risco de acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e diabetes tipo 2, dentre outros benefícios.

Já deu para perceber que o magnésio só traz benefícios para o organismo, não é mesmo? Então, que tal lucrar mais incluindo um suplemento de magnésio na sua linha de produtos? 

Confira todos os seus benefícios a seguir.

O que é magnésio e qual sua função?

Ele é o quarto mineral mais abundante no corpo humano e essencial para o bom funcionamento do organismo. Possuímos entre 20 e 28 gramas de magnésio no corpo, sendo que a maior parte dele está concentrada no esqueleto (de 60 a 65%) e nos músculos (de 34 a 39%). 

Pode ser encontrado em alimentos, suplementos e até mesmo na água e atua em mais de 300 reações bioquímicas fundamentais para o corpo. Dentre seus benefícios, ele auxilia nas funções musculares e nervosas, ajuda a regular a pressão arterial, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, entre outros.

Benefícios do magnésio  

O magnésio tem benefícios sobre diversas funções do organismo, confira os principais em cada parte do corpo.

Cérebro: a concentração adequada de magnésio no organismo favorece a neuroplasticidade, potencializando a atividade cerebral e contribuindo para o aprendizado e memória de curta e longa duração. Ele também atua sobre os vasos sanguíneos do crânio, o que ajuda a prevenir enxaqueca e dores de cabeça; 

Sistema emocional: esse mineral está relacionado à produção da serotonina, neurotransmissor que está diretamente relacionado com a diminuição da ansiedade e contribui para o bem-estar físico e mental; 

Ossos: o magnésio é necessário para a formação dos ossos e atua na prevenção de doenças como a osteoporose. Ele está ligado à ativação da vitamina D que atua na absorção do cálcio e também à produção de hormônios que regulam os níveis desse mineral no sangue;

Coração: um dos principais benefícios do magnésio no organismo é a sua atuação no controle da hipertensão e doenças cardíacas. Ele ajuda a evitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e regula a pressão arterial, o que diminui as chances de complicações e doenças cardiovasculares;

Músculos: esse mineral tem a capacidade de melhorar a contração muscular. Ele ajuda a evitar a cãimbra, juntamente com o potássio, e auxilia na recuperação muscular, sendo importante para o desempenho físico;

Diabetes: o magnésio participa do metabolismo da glicose e da produção da insulina, o que auxilia na prevenção do diabetes tipo 2;

Período menstrual: é indicado fazer a suplementação de magnésio para mulheres que sofrem com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), pois ele auxilia na diminuição das cólicas e outros sintomas do período;

Sistema digestivo: o mineral na forma de hidróxido de magnésio ajuda a aliviar a azia e má digestão.

O que a falta de magnésio pode causar?

Há diversos fatores que podem levar à deficiência de magnésio no organismo como o baixo consumo desse mineral por meio da alimentação, atividade física exagerada sem a reposição necessária dele, estresse e picos de ansiedade, tabagismo e consumo de álcool em excesso, entre outros. 

E a falta desse nutriente no organismo pode causar problemas graves de saúde como arritmia cardíaca, fadiga, fraqueza, perda de apetite, náusea, vômito e alterações de humor.

A quantidade diária recomendada de magnésio para adultos é de 260mg conforme orientações da Anvisa. Essa quantidade varia de acordo com a idade e em caso de grávidas e lactantes. 

Confira a quantidade diária recomendada para cada idade:

0 a 6 meses – 36mg

7 a 11 meses – 53mg

1 a 3 anos – 60mg

4 a 6 anos – 73mg

7 a 10 anos – 100mg

Grávidas – 220mg

Lactantes – 270mg

Suplementação de magnésio

Assim como o consumo de qualquer suplemento alimentar, antes de iniciar a suplementação de magnésio é importante buscar a consulta com um profissional da saúde, médico ou nutricionista. Esse profissional irá fazer uma avaliação para saber se há deficiência desse mineral no organismo. 

Quando não há a ingestão da quantidade ideal de magnésio por meio da alimentação, é possível consumir um suplemento que supra as necessidades. E, quando se fala em suplementos alimentares, é melhor buscar pelo magnésio quelado, pois é o que possui uma melhor absorção pelo organismo.

Fature mais com esse produto em sua linha!

O magnésio pode ser utilizado em suplementos de forma concentrada, em cápsulas compostas apenas por esse mineral, bem como em fórmulas que reúnem diversos outros ingredientes com propriedades que, agregadas ao magnésio, amplificam seus benefícios. 

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