Todo profissional de marketing já teve vontade de ter uma máquina do tempo para viajar ao futuro e saber antecipadamente quais serão as próximas tendências de mercado. Assim, ele poderia sair na frente da concorrência com o lançamento de um novo produto que viraria febre entre os consumidores, não é verdade?!
No mercado de suplementos alimentares não é diferente. É preciso sempre estar atento ao mercado para identificar antecipadamente novos componentes e fórmulas que irão se tornar tendência entre os consumidores.
Qualquer empresa tem o desejo de ser o mais assertiva possível com o lançamento de um novo produto para que ele atinja o público-alvo e seja um sucesso de vendas. Mas, como a tecnologia ainda não avançou tanto assim, hoje venho te trazer algumas dicas de como identificar novas tendências de mercado que podem te ajudar nas vendas.
Tendência de mercado: como identificar?
Tendência é uma direção, o rumo que os acontecimentos estão tomando. O resultado disso será a evolução gradual que se transformará em mainstream com o tempo. Isto é, ela deixará de ser uma perspectiva do futuro e vai se tornar algo convencional, que domina o mercado.
Diante disso, saber identificar as tendências de mercado antes que elas se tornem convencionais é uma estratégia poderosa para as empresas. Isso porque se a empresa souber o que será moda e a preferência do consumidor poderá se preparar antecipadamente com planos de ação de marketing e lançar o produto no mercado no momento certo.
Isso irá garantir que a empresa esteja um passo à frente dos concorrentes, ocupando um espaço de mercado que ainda será desconhecido para as outras empresas. Essa estratégia garante um grande diferencial competitivo e as chances de sucesso são aumentadas.
Pesquisas de tendência de mercado
Uma forma muito utilizada pelos empresários para detectar tendências de mercado são as pesquisas que tem como objetivo coletar informações dos consumidores para projetar o seu comportamento futuro. Mas, antes de realizar a pesquisa, é preciso segmentar a parcela de pessoas que vai responder, para ser mais assertivo ao encontrar consumidores que correspondam à persona da sua marca.
Com a pesquisa é importante identificar os early adopters, ou seja, os primeiros a adotar em tradução literal. Essas pessoas podem indicar novas tendências antes que elas se massifiquem e ocupem o mercado.
Há plataformas que você pode optar por utilizar para fazer uma pesquisa mais qualificada, como o MeSeems, da MindMiners. Dentro desses painéis é possível usar diversos filtros de segmentação para conseguir direcionar suas perguntas para o público certo. Com isso você terá respostas mais precisas que realmente podem interferir no seu negócio, bem como identificar e determinar tendências relevantes para sua empresa.
Analisando os dados obtidos na pesquisa é possível identificar determinados padrões de comportamento que podem ditar ou alavancar tendências de mercado e de consumo. A interpretação dessas pesquisas pode apontar macrotendências e microtendências.
Macrotendências e microtendências
Como o próprio nome já diz, as macrotendências são mudanças em grande escala que afetam diferentes segmentos da sociedade como um todo e do consumo. Normalmente corresponde a grandes inovações.
Por outro lado, as microtendências são algumas mudanças que duram prazos mais curtos, geralmente entre três e cinco anos e atingem uma quantidade menor de consumidores e não toda a sociedade, como as macrotendências.
Diante disso, o processo de pesquisa de tendência quantitativa vai analisar dados do mercado e de comportamento do passado e atuais. Com isso será possível determinar um padrão de comportamento que será seguido no futuro pelas pessoas.
Segundo o site MindMiners, há alguns padrões de comportamento mais frequentes que costumam aparecer nas análises de tendência, sendo eles:
Padrão de constância: quando o fator analisado se mantém de maneira constante ao longo de um período de tempo.
Padrão linear: quando existe um aumento ou uma queda constante durante um período de tempo.
Padrão exponencial: quando ocorre um aumento com taxa de crescimento acelerada.
Padrão polinomial: quando os dados flutuam entre aumento, estagnação e queda durante um período de tempo.
Observar e comparar dados antigos e atuais e analisar o padrão que eles formam é essencial para ajudar a prever os comportamentos que devem ser adotados no futuro. Quando um padrão começa a se repetir, uma tendência é identificada.
Mas, vale destacar que as conclusões das pesquisas nem sempre são completamente certeiras. Quanto mais longo o período de tempo projetado e quanto mais complicado o padrão dos dados observados, maiores são as chances de erro.
As pesquisas de tendência de mercado podem ser utilizadas por qualquer tipo de negócio. No caso do mercado de suplementos alimentares as pesquisas podem apontar produtos que serão tendência na próxima estação, como os chás gelados no verão, por exemplo. É possível identificar com antecedência que tipo de produto terá sucesso no mercado.
Redes sociais: como usá-las para prever tendências de mercado?
Hoje, as redes sociais são ricas em conteúdo que são gerados tanto pelos usuários comuns como também por empresas, marcas e influenciadores. Diante disso, analisar essas redes pode ser muito útil como ferramenta para monitorar novas tendências e perceber formas diferentes de interagir com o público nas mídias digitais.
Cada rede social foi desenvolvida para representar dados conforme o funcionamento da sua plataforma. Diante disso, é possível utilizá-las para pesquisas de tendências de mercado de diferentes segmentos.
O Twitter transforma palavras-chave em resultados de busca. Por meio dele é possível acompanhar o comportamento dos usuários momentaneamente, especialmente quando se trata de eventos em grande escala, por exemplo. Em contrapartida o Facebook expõe o que é comentado mais a longo prazo. Diante disso, ele pode ser útil para analisar o posicionamento das pessoas sobre certos temas.
Redes sociais baseadas na interação do público com fotos, como o Instagram e Pinterest, são úteis quando se busca por imagens relacionadas a diferentes temas. E quando falamos em tendências virais e memes entra em cena o TikTok. Entretanto, pela grande rotatividade de conteúdos nessa plataforma, ele se torna mais eficaz para identificar microtendências.
Além disso, o próprio Google oferece uma ferramenta que possibilita identificar tendências por palavras, imagens e vídeos buscados pelos usuários na internet. É possível também ver as principais consultas sobre os mais diversos assuntos e perceber o que as outras empresas estão procurando.
Para os empresários do ramo de suplementos alimentares que buscam conhecer as tendências de mercado antecipadamente, a melhor escolha é apostar nas pesquisas. Há sites na internet que estudam tendências de mercado e podem auxiliar nessa tarefa.
Além disso, aqui na Hilê estamos sempre atentos ao mercado e oferecemos aos nossos clientes o que há de melhor. Acompanhamos os órgãos reguladores para saber sempre que um novo componente é liberado e, assim, sair na frente para oferecer as últimas novidades do mercado de suplementos alimentares.
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