Cápsulas Oleosas: Óleo de Cártamo

Se você consome suplementos alimentares ou já os viu nas prateleiras do comércio deve ter percebido que eles podem ser produzidos em diversos formatos. Um deles, bem conhecido, são as cápsulas oleosas. 

Conhecidas também como cápsulas moles ou de softgel, essas cápsulas armazenam formulações oleosas, líquidas ou semissólidas. Um dos suplementos mais conhecidos no mercado é produzido em cápsulas assim, o ômega 3 (óleo de peixe). Muitos consumidores preferem as cápsulas oleosas por serem mais fáceis de engolir. 

E, deixa eu te contar, essa é uma tendência de mercado que cresce a cada dia, pois as formulações em cápsulas oleosas estão ganhando cada vez mais força no mercado. Por isso, hoje vou começar a te apresentar ativos poderosos e famosos que são fabricados em cápsulas oleosas. 

Será uma série de blogs sobre os ativos que estão em alta entre as cápsulas oleosas. Preparado para conhecer formulações que vão te fazer lucrar cada vez mais? Então se acomoda na cadeira e vem saber mais sobre Óleo de Cártamo. 

 

Óleo de Cártamo: o que é?

 

O óleo de cártamo é extraído das sementes de uma planta que leva o mesmo nome. Esse ativo tem um alto valor nutricional e se popularizou como suplementos em cápsulas por apresentar diversos benefícios para a saúde. 

O cártamo é originário da Ásia e é cultivado há mais de dois mil anos. Esse óleo tem sabor neutro e pode ser usado na culinária em diversas receitas, inclusive pelo fato de poder ser aquecido em altas temperaturas sem perder suas propriedades. 

Ele contém gorduras boas para o organismo, por isso é considerado um complemento saudável para uma dieta equilibrada. Possui altos teores de ômega 6 e ômega 9, essenciais para o organismo. 

Além disso, também possui vitamina E, K e A e antioxidantes, o que o enriquece ainda mais para que seja incluído na rotina alimentar. Também possui um baixo teor calórico. 

 

Benefícios do óleo de cártamo

 

Diversos estudos comprovaram os benefícios do óleo de cártamo em várias áreas do organismo. Dentre eles, os principais são:

Ajuda no controle da diabetes: pessoas com diabetes tipo 2 participaram de um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition que mostrou que o consumo diário de 8 gramas de óleo de cártamo melhorou os níveis de açúcar no sangue. Fizeram parte dessa pesquisa mulheres que também eram obesas e estavam na menopausa. Além disso, a revista científica PLOS Medicine publicou uma revisão de estudos que comprovou que o consumo de gorduras poli-insaturadas, que estão presentes em grande quantidade no óleo de cártamo, ajudam no controle glicêmico de uma pessoa. Essa substância ajuda na secreção de insulina do organismo. 

Auxilia na redução do colesterol: o mesmo estudo que descobriu seus benefícios no controle da diabetes também relata que os níveis de colesterol no sangue dos participantes melhoraram após quatro meses de uso do óleo de cártamo. Ele pode ser um aliado nesses casos pois, de acordo com o American Heart Association, as gorduras insaturadas podem reduzir o LDL do organismo, conhecido como colesterol “ruim”. Mas para que esse benefício seja efetivo é preciso aliar o seu consumo a uma boa alimentação. 

Diminui riscos de problemas cardíacos: por possuir benefícios na diminuição do colesterol ruim do organismo, o óleo de cártamo também ajuda na diminuição do risco de doenças cardíacas. Além disso, o consumo regular desse óleo também atua sobre os vasos sanguíneos relaxando-os, o que reduz a pressão arterial. Também, ele previne a formação de coágulos sanguíneos que podem levar a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). 

Faz bem para a pele: aplicar óleo de cártamo na pele seca ou inflamada pode deixá-la mais suave e macia. Ele é muito utilizado como ingrediente na fabricação de cosméticos e produtos para cuidados com a pele. Isso acontece pelo fato de ter a presença de vitamina E nesse óleo. Essa vitamina protege a pele dos radicais livres que danificam as células do corpo e, por isso, ajuda a retardar o envelhecimento. 

Pode ser aquecido em altas temperaturas: o óleo de cozinha, quando aquecido, cria radicais livres nocivos ao organismo e destrói compostos benéficos dos alimentos. Os radicais livres podem causar até doenças como o câncer. Segundo uma pesquisa publicada no International Science and Investigation Journal os óleos vegetais têm uma grande quantidade de gorduras poli-insaturadas que ao serem aquecidas alteram a estrutura da membrana celular e contribuem para o aumento da inflamação e da incidência de câncer. Mas, com o óleo de cártamo isso não acontece. Além disso, ele tem um sabor neutro, o que o torna uma escolha ideal para diversas receitas. 

Além de todos esses benefícios já citados proporcionados pelo óleo de cártamo, ainda foram observados outros dois pontos positivos. Ele pode auxiliar no processo de emagrecimento e atuar na redução da gordura abdominal segundo uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition

Isso acontece pela presença de ácidos graxos e antioxidantes na sua composição, o que lhe concedem propriedades anti-inflamatórias. O ômega 9 diminui a produção de cortisol, hormônio que armazena gordura abdominal e o ômega 6 ajuda na queima de gordura. 

Outro ponto que foram observados benefícios do óleo de cártamo é o auxílio durante o período menstrual das mulheres. Ainda que não hajam pesquisas científicas comprovando esse benefício, essa substância pode auxiliar no alívio das cólicas menstruais. Isso acontece porque o óleo de cártamo regula as prostaglandinas no corpo, substância que promove a contração do útero para eliminar o sangue menstrual. 

 

Contraindicações e efeitos colaterais

 

No geral, o consumo de óleo de cártamo não tem contraindicações, mas assim como qualquer outro suplemento alimentar é recomendado que seu consumo seja orientado por um médico ou nutricionista. Esse profissional é quem vai avaliar a quantidade diária de consumo da substância. 

Além disso, deve-se evitar o consumo excessivo desse óleo pois isso pode causar problemas como aumento da inflamação do corpo, artrite, depressão e diminuição do colestrol bom, devido aos altos níveis de ômega 6 presentes nele. 

Apesar de poder ser encontrado e consumido para ser usado na culinária, é mais comum o consumo do óleo de cártamo por meio de suplementos alimentares em cápsulas por ser mais fácil controlar a dosagem necessária. 

Agora que você já conheceu mais sobre o óleo de cártamo e, principalmente, soube que as cápsulas oleosas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de suplementos alimentares, que tal apostar nesse nicho para obter sucesso nesse mercado? Nós podemos te ajudar nessa jornada!

Produzimos cápsulas oleosas de diversos tamanhos que comportam muitas formulações que estão em alta. Quer mais motivos para ter a Hilê como parceira no desenvolvimento do seu projeto? Presta atenção:

 

  • Alta escala de produção, garantindo preços adequados para matérias-primas de alto padrão;
  • Especialistas em todas as áreas cuidando do seu projeto e produto, para que ele seja rentável e eficaz no mercado;
  • Processos qualificados para que não haja nenhum problema na produção do produto e nem no despacho;
  • Possuímos gráfica própria, facilitando e agilizando a produção de alguns tipos de embalagem;
  • Temos uma agência de design interna especializada no desenvolvimento de embalagens, captando a essência da marca e criando diferenciações do mercado.

 

Desenvolva sua linha com os melhores do mercado e uma das maiores Indústrias do Brasil! Entre em contato com uma consultora clicando aqui!

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM