O consumo de suplementos alimentares vem aumentando a cada dia nesses últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% em cinco anos. E que tal aproveitar essa alta no mercado para ter sua marca de vitaminas?
Especialmente por conta da pandemia de Covid-19 que atingiu todo o mundo, as pessoas começaram a buscar mais pela suplementação de vitaminas e minerais que auxiliam na melhora e manutenção da imunidade, principalmente.
Diante disso, hoje venho te trazer dicas e apresentar oportunidades de mercado para você se convencer de que essa é a hora certa de investir na sua marca de vitaminas!
Marca de vitaminas: por que investir?
A pesquisa da Abiad que aponta o aumento do consumo de suplementos alimentares também mostrou que, dos entrevistados, 85% utiliza esses produtos buscando benefícios para a saúde, enquanto 69% deles alia esse consumo à prática de atividades físicas.
Isso mostra que o principal foco dos consumidores é realmente manter a saúde e suprir a necessidade do consumo diário recomendado de vitaminas e minerais. Investir em suplementos alimentares ricos em vitaminas é uma saída para manter a saúde do corpo durante a rotina corrida do dia a dia.
Outro reflexo do aumento do consumo de suplementos é a sua praticidade. Como citei anteriormente, a rotina corrida nem sempre proporciona um tempo hábil para fazer todas as refeições ou que todas sejam compostas por ingredientes saudáveis.
Diante disso, as pessoas buscam unir o útil ao agradável: consumir vitaminas em forma de suplementos auxilia na manutenção da saúde de forma rápida e prática.
Os números mostram ainda que a busca por esses produtos na internet também aumentou, sendo que 68% das pessoas ouvidas relataram que procuram informações sobre os produtos. Além disso, dos consumidores de suplementos, 51% das pessoas contou que recebeu recomendação profissional.
Isso quer dizer que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde, buscando adquirir produtos de qualidade e não olhando apenas para o preço, por exemplo.
Segundo o IBGE, mais de 19% da população brasileira entre adolescentes, adultos e idosos consomem pelo menos um suplemento alimentar. O consumo desses produtos aumenta com a idade e, também, é maior entre as mulheres. Esses números já apontam para um bom nicho de mercado: apostar em vitaminas que auxiliam na saúde da mulher especificamente, por exemplo. Mas o mercado é muito mais amplo.
Variedade do mercado
Ao apostar em uma marca de vitaminas dentro do mercado de suplementos alimentares você pode focar em apenas um público em específico ou abrir seu leque de produtos para atender diversos públicos.
Se você, empresário, deseja investir em uma marca de vitaminas, vou te apresentar três opções de públicos que você pode focar com suplementos compostos por diferentes vitaminas e minerais:
Gravidez: Uma mulher gestante precisa de mais vitaminas e nutrientes para que eles sejam repassados ao bebê para que ele se desenvolva da forma correta e saudável. Além disso, suplementar algumas vitaminas e minerais nesse período, sempre com orientação de profissionais, pode prevenir complicações durante a gestação e parto. São recomendados para as gestantes suplementos com: Ácido fólico, Ferro, Cálcio e Vitamina D.
Bebês e crianças: geralmente esse público não necessita de nenhum tipo de suplementação, uma vez que o leite materno e uma alimentação balanceada na idade certa já devem suprir a necessidade diária de vitaminas e nutrientes. Entretanto, com recomendação de profissionais é possível realizar a suplementação de vitamina D e ferro em casos onde isso se faz necessário.
Adultos e idosos: adultos em geral podem consumir os mais variados tipos de suplementos alimentares, seguindo sempre a recomendação de um profissional da área da saúde. Ademais, o processo natural de envelhecimento causa a diminuição da absorção de diversas vitaminas e minerais e, diante disso, a suplementação se torna importante.
Dentre os principais suplementos recomendados para adultos e idosos estão: vitaminas do complexo B, vitamina D, cálcio, multivitamínicos/multiminerais. E esses também estão entre os mais procurados pelos consumidores, especialmente os que garantem a manutenção da imunidade.
E aí, que tal investir nesse nicho de mercado e garantir o sucesso? Ter uma marca própria tem diversas vantagens. Se você é empresário, já tem uma linha própria de produtos, essa é a hora de alavancar as formulações e investir no que é tendência!
Agora, se você não está dentro deste segmento ainda, mas quer ter a sua linha de suplementos alimentares e obter sucesso, essa também é a hora. E para ter essa certeza é só olhar os dados apresentados anteriormente.
Ter uma marca própria para oferecer ao cliente é o princípio de tudo. E, para você que busca alcançar o sucesso no mercado de suplementos alimentares, terceirizar a produção é um dos melhores caminhos.
Optando pela terceirização você garante qualidade e procedência aos seus produtos, além de ter o seu nome em um produto final. Além disso, a terceirização garante:
Mão de obra focada e especializada para se dedicar no que realmente importa.
Qualidade no serviço, profissionais especializados experientes e qualificados.
Redução de custos – pensando a médio e longo prazo – possibilitando maior número de produtos para ofertar com um preço menor e aumentar sua margem de lucros.
E aí, se interessou por todas essas vantagens? Quer conhecer mais sobre esse processo e iniciar a produção dos seus produtos com marca própria? Clique aqui e entre em contato!