Processo de vendas: como estruturá-lo e obter sucesso no ramo de suplementos alimentares

marca de suplementos alimentares

Hoje quero conversar com você que tem como objetivo comercializar suplementos alimentares mas não sabe como tornar esse um negócio lucrativo. Você tem a ideia, sabe que aqui vamos te ajudar com todo o processo de fabricação, desde a formulação até a criação do rótulo, mas não sabe como proceder com o processo de venda para ter sucesso?! Vou te auxiliar com isso! 

O mercado de suplementos alimentares cresce a cada dia e cada vez mais as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida, com soluções práticas como os suplementos alimentares, que podem ser consumidos de forma rápida. 

Já te mostrei aqui como encontrar o nicho correto para produzir sua linha de suplementos alimentares e, agora, vou te dar dicas de como estruturar um processo de vendas para a sua marca de suplementos. 

Primeiramente é preciso pensar em uma estrutura, um processo completo que pode ser montado e ensinado às pessoas que irão fazer parte do time de vendas.

Outro ponto importante é realizar treinamentos e deixar claro os objetivos da empresa perante esse setor e mostrar o caminho que deve ser trilhado.

Estabelecer e seguir um processo de vendas auxilia os vendedores na resolução de problemas e tomada de decisões. Quando se tem os passos que devem ser seguidos, o vendedor sabe exatamente o que fazer em determinadas situações que podem ocorrer. 

Esse processo de vendas é composto por várias etapas que precisam ser replicáveis e ensinadas aos colaboradores. Elas agilizam a tomada de decisão e otimizam o tempo do vendedor. Funciona como um mapa para a equipe e deve ser prático e funcional, para que todos possam entender e executar com naturalidade. 

Um ponto importante é que a grande maioria das empresas não define um processo de vendas, o que dá mais liberdade aos vendedores. Mas, isso pode ser prejudicial, uma vez que o colaborador não estabelece uma rotina ou até mesmo metas. 

Como estruturar um processo de vendas

No mercado de suplementos alimentares isso não é diferente. Esse é um nicho que cresce a cada dia, com novos produtos e novas marcas que querem se consolidar e conquistar seu lugar. Diante disso, estruturar um processo bem definido e com objetos claros é crucial. 

Na Hilê trabalhamos com diversas equipes e setores e cada uma tem sua função definida no processo de vendas para que os objetivos sejam alcançados. E neste texto você vai encontrar dicas para estruturar um processo ideal para sua empresa e alavancar as vendas da sua marca de suplementos alimentares. 

Não há uma fórmula mágica ou padrão para um processo de vendas de sucesso, é preciso definir cada etapa de acordo com o segmento da empresa e seus objetivos com as vendas, inclusive nas relações B2B e B2C. Cada público precisa de uma abordagem diferente para se atingir o objetivo em comum: a venda dos suplementos alimentares e a consolidação da marca no mercado.

Diante disso, há quatro etapas consideradas fundamentais em um processo de vendas que podem te auxiliar e podem ser adaptadas conforme a realidade do seu mercado. São elas: Prospecção; Qualificação; Apresentação; Fechamento; e Acompanhamento. 

Prospecção

Esse é o primeiro contato para iniciar o processo da venda, a porta de entrada dos clientes. Cada empresa trabalha de uma maneira, mas os clientes em potencial podem ser buscados em plataformas online, bancos de dados, redes sociais, eventos, por meio de networking ou até mesmo por indicação de outros clientes.

Quando possível, é recomendável que se tenha uma equipe de pré-venda, especialmente em vendas complexas. Esses colaboradores farão o primeiro contato com o lead, se colocando no lugar deles e com a função de tentar entender suas necessidades, modelo de negócios e os desafios reservados a eles. 

Uma abordagem correta e adequada do lead é fundamental para repassar a ele uma boa impressão da empresa. Os primeiros segundos de uma conversa são preciosos para conquistar a atenção do prospect. Compradores de empresas buscam vendedores que agem como consultores confiáveis. Por isso a importância de ter uma equipe de pré-venda que receba esse lead e o atenda bem, conseguindo o maior volume possível de dados ricos sobre ele para dar início a um relacionamento de confiança. 

Repasse informações sobre a empresa para o cliente e apresente as soluções que pode oferecer para determinados problemas. Sempre entenda e procure mostrar a ele qual lacuna pode preencher com seu produto e como vocês podem trabalhar em conjunto. 

Qualificação dos leads

Nessa fase são classificados os leads que apresentam chances reais de compra e separá-los do restante da base de possíveis clientes. Isso faz com que apenas as melhores oportunidades avancem no processo comercial e de vendas, o que vai tornar mais eficiente o fechamento de vendas, atingindo o objetivo da empresa e de toda a equipe. 

Para poder executar esse processo de qualificação com excelência é preciso que o pré-vendedor ou a pessoa que faz o primeiro contato saiba ouvir. Esse é um fator determinante para transformar um prospect em cliente. Antes de chegar ao ponto crucial, que é mostrar quem você é e o que a sua empresa faz, faça perguntas ao cliente, entenda o que ele precisa e o que ele espera da conversa. Atitudes assim são cruciais para estabelecer uma boa conexão com o lead  e converter a venda. 

Nessa conversa vai ser possível identificar se sua empresa atende a necessidade do cliente e se ele tem orçamento e está disposto a comprar seu produto. Esses são requisitos mínimos no momento da identificação e qualificação de um lead.

Com esse ponto bem estruturado e a ajuda de uma ferramenta de qualificação de leads, se necessário, esse cliente avança de forma eficaz pelo funil de vendas. 

Apresentação

Após passar pelos dois processos anteriores, agora o time de vendas já tem uma série de informações mais precisas sobre o lead, o que faz com que a apresentação seja pensada e preparada com foco nele. No caso de marcas do ramo de suplementos alimentares, para o comércio B2B, por exemplo, é preciso saber o segmento que o cliente trabalha para apresentar a ele os produtos que se encaixam em seu comércio. 

Esse é o momento para tirar todas as dúvidas do cliente e rebater as possíveis objeções que ele possa ter referente ao seu produto. É um momento delicado do processo de vendas, pois é preciso ter o cuidado para não ser impositivo, mas mostrar ao cliente que a empresa quer auxiliar. 

Durante a apresentação é preciso conduzir o lead para o fechamento da venda, sempre dando os melhores encaminhamentos para chegar nesse objetivo. Nesse momento é preciso focar no cliente em potencial, ouvir e avaliar seus receios e oferecer soluções práticas para os seus problemas. Sempre mantenha uma comunicação clara, não deixe dúvidas para o cliente. 

Fechamento

O fechamento é o momento mais esperado do processo comercial, que é quando um prospect se torna um cliente e está nas mãos do vendedor conseguir concluir essa oportunidade. 

Esse momento deve ser planejado. Quando todas as etapas anteriores são seguidas, somente as melhores oportunidades chegam à reunião de venda. Durante a reunião o vendedor deve usar técnicas de persuasão e usar gatilhos mentais com foco na negociação. 

Neste momento também é necessário discutir questões burocráticas, técnicas e jurídicas para, após isso, assinar o contrato. 

Acompanhamento

Por fim, após a venda ser concretizada, é preciso acompanhar esse cliente até o fim do contrato, se colocando à disposição dele sempre que necessário. Um bom atendimento que culmina no sucesso do cliente pode influenciar na sua satisfação e isso pode fazer ele recomendar sua empresa para outros clientes. 

Essas são algumas dicas que podem fazer você alavancar suas vendas de suplementos alimentares. É bom lembrar que essa não é uma fórmula única e mágica, mas que seguir esses passos pode auxiliar para o seu sucesso. 

Confira mais dicas em nosso blog e redes sociais. Conteúdos exclusivos para ajudar a alavancar a sua marca!

 

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