Negócios criativos e que estão em alta

Ter o negócio próprio, conquistar a liberdade profissional e financeira, trazer uma
mudança positiva no mercado econômico e no dia-a-dia das pessoas, com produtos
e serviços que façam sentido, quem não deseja fazer a diferença não é mesmo?

Neste artigo vamos te mostrar como pode fazer essa diferença, a partir de dicas e
tendências de negócios que valem apena serem investidos.
Desde pequenos somos incentivados a ver cases de sucesso, ou se deparar com
marcas que revolucionam o mercado local, regional, mundial. Por exemplo, quando
falamos em refrigerante, em nossa mente aparecem vários nomes e embalagens,
mas a lembrança mais forte e que traz traços emocionais, tipográficos e visuais é a
Coca-cola, isso porque ela foi construída com este intuito, mesmo quem não
consome a bebida conhece a marca pelos seus traços marcantes e a sua
comunicação.

Outro exemplo é a Airbnb, uma startup que surgiu de uma necessidade dos
criadores e hoje, sem ter um apartamento ou casa no nome são uma das maiores
redes de hóteis, por que isso aconteceu? Primeiramente porque eles viram uma
necessidade como um potencial negócio, e posteriormente porque envolve a
economia compartilhada, ou seja, pensar criativamente e usar um bem comum em
comunidade.

Negócios considerados criativos e com apelo humanizado tendem a ser tendência
e, possuir uma rentabilidade maior, por conta do engajamento que o consumidor
tem com aquela marca.



Mercado de alimentos saudáveis

Outro segmento que tem dado muito certo e ao longo dos seus anos não tem visto
crise é o mercado de alimentos saudáveis.

Isso, porque as pessoas estão em busca de uma vida saudável, para poder
aproveitar melhor os momentos, e viver com as pessoas que ama com mais
qualidade e longevidade. Por este motivo, estão cada vez mais rigorosas, com o
que consomem, não querem mais produtos sem selo de qualidade e, se importam
em como é produzido cada alimento, os bastidores devem ser mostrados para
enfatizar e afirmar todo o discurso comunicado.

Porém, um fator bem preocupante na área de alimentação é a taxa de obesidade no
Brasil, segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, o índice de
obesidade aumentou 60% entre a população brasileira. Este fato demonstra,
a importância das empresas, pensarem em soluções criativas e que foquem
no saudável, para que os que tiverem dispostos a viver melhor, se
identifiquem, e consumam de uma forma mais correta.

Todavia, ao mesmo tempo que o número de indivíduos acima do peso gera grande
preocupação, o Brasil Food Trends 2020 lançou uma pesquisa muito positiva,
informando que o grande número de adeptos de uma alimentação saudável cresce
a cada ano e, com isso, o faturamento de empresas que atuam com os nichos do
segmento de alimentos naturais e saudáveis aumenta também. Só em 2016, o setor
faturou R$ 93,6 bilhões. Então, pode-se considerar que estas pessoas acima do
peso estão querendo melhorar de vida, e existe uma forte demanda para o mercado
de alimentação e suplementação.

Prova disso, é que a área de suplementos vem tendo uma crescente procura a cada
novo ano. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos
Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri), entre 2010 e 2016 o
faturamento do mercado de suplementação passou de R$ 637 milhões para R$ 1,49
bilhão, o que torna o Brasil o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do
mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Austrália.

Além do mais, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), os suplementos estão em 54% dos lares
brasileiros. A necessidade de complementar a dieta é apontada como a principal
razão por trás da compra.

Outro movimento interessante, é que os brasileiros estão cada vez mais
preocupados em manter hábitos saudáveis de vida. É o que revela uma pesquisa
realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na qual 80% das
pessoas se esforçam para ter uma alimentação equilibrada e 71% preferem
produtos mais saudáveis.

Como percebemos perante os dados e pesquisas, traça-se um forte tendência no
setor da suplementação por conta dos fatores vistos acima e, também pode-se ver
pela afirmação que o Sebrae traz: "Saudabilidade e bem-estar" é uma das
tendências do ramo de alimentação, por isso, empresas que atuam com este
mercado precisam levar em consideração este conceito.



E aí, tem alguma dúvida ainda a hora perfeita de investir neste potencial mercado é
agora? Você pode conferir mais informações dos nossos segmentos no site.
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM