Como encontrar o nicho correto para sua linha no mercado de suplementos alimentares

mercado de suplementos alimentares

O mundo mudou e, seguindo essa tendência, as pessoas também mudaram. São diversos novos hábitos e opiniões que se projetam em diversos campos, inclusive na alimentação. Diante disso, há o desafio de saber como encontrar os novos clientes para quem deseja empreender no ramo alimentício, especialmente no mercado de suplementos alimentares. 

Durante a pandemia, a procura por suplementos aumentou e, consequentemente, o mercado de suplementos alimentares foi aquecido. Por isso, saber detalhes sobre o segmento e, especialmente, o que dará mais retorno é fundamental para quem pensa em investir nesse nicho de mercado. 

O mercado de suplementos alimentares cresce cada vez mais, são diversas fórmulas que auxiliam na promoção de resultados  eficazes na saúde dos usuários. 

Segundo dados da AGP Pesquisas, no estudo O Mercado de Suplementos Alimentares no Brasil, 59% dos lares brasileiros possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares.

Isso é reflexo da busca dos brasileiros por uma alimentação mais saudável e equilibrada. E, para quem deseja atuar nesse ramo, uma das principais dicas é escolher seu público-alvo e apostar no atendimento personalizado com esse público, atendendo suas necessidades de forma prática. 

A personalização do atendimento é abordada por uma pesquisa feita pela Octadesk e Mindminers chamada Customer Experience Trends. Segundo os dados, os clientes se sentem valorizados quando a empresa se preocupa com um atendimento especial. 

Pensando no mercado de suplementos alimentares e alimentação funcional, essa lógica se aplica ao pensar e personalizar os produtos até a chegada no consumidor final com o intuito de superar as expectativas. 

 

Mas como escolher o nicho correto?

Escolher o público para o qual se quer vender é um passo decisivo antes de entrar no mercado de suplementos alimentares. Diante disso, é preciso saber o que se vai vender e conhecer o produto. É necessário compreender a necessidade dos possíveis clientes e, para isso, toda estratégia é válida: levantamento de mercado, boca a boca e até pesquisa paga para entender a necessidade do público. 

Além disso, é necessário oferecer um produto que ganhe espaço no mercado e não seja uma necessidade passageira. É preciso pensar em um suplemento que as pessoas irão utilizar a  longo prazo. E, para isso, é necessário conhecer o mercado. 

O mercado de alimentos e produtos funcionais é um dos que mais cresceu nos últimos anos, cerca de 12,3% ao ano, segundo dados do Euromonitor Internacional. 

Uma dica fundamental para se consolidar no mercado de suplementos alimentares é estar por dentro das tendências, saber o que as pessoas estão consumindo e o que ainda precisam. 

O Brasil é o terceiro maior mercado de suplementos no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Austrália, o que mostra que o segmento já oferece diversas opções aos clientes. Diante disso, apostar em um diferencial atraente é a chave para o sucesso no mercado de suplementos alimentares.  

 

Conhecer seu público-alvo

Outro ponto fundamental para quem quer fazer seu nome no mercado de suplementos alimentares é conhecer para qual público vai vender seu produto.

Hoje em dia, as preferências são variadas, sendo que há pessoas veganas, vegetarianas, que consomem carne e aquelas que possuem maus hábitos alimentares mas querem se manter saudáveis. Apesar de parecer impossível abranger todos os gostos, o mercado de suplementos alimentares consegue se encaixar e atender todas as necessidades de forma a proporcionar bem-estar e qualidade de vida. 

Uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra o seguinte cenário: 

  • Mulheres se preocupam mais com opções saudáveis; 
  • As bebidas mais buscadas pelos consumidores são: chá (normal e gelado), smoothies, energéticos e iogurtes e produtos sem conservantes ou outros aditivos.

E, além de pensar na melhor opção, hoje, quanto mais prático e rápido o preparo do suplemento, ele ganha a preferência do público que, apesar de buscar hábitos mais saudáveis, ainda tem uma rotina corrida. 

Outra pesquisa, a Brasil Food Trends 2020 mostra que o cliente do mercado de suplementos alimentares já tem um objetivo específico em mente no momento de comprar o produto. Dentre as preferências, o que se destaca é a procura por produtos saudáveis e que proporcionem bem-estar, como: benefícios ao desempenho físico, mental e à saúde do coração, auxílio ao sistema gastrointestinal, o viés cosmético e o foco em atletas.

E aí, ficou interessado em investir no mercado de suplementos alimentares?

A Hilê pode te ajudar a tirar esse sonho do papel, com a vantagem de trabalhar com uma das maiores indústrias do Brasil, tendo setores especializados e uma equipe pronta para te atender. 

Aqui temos pessoas especializadas desde a escolha da fórmula até a escolha e montagem do rótulo do seu produto, garantindo que ele tenha visibilidade de mercado e esteja dentro das exigências e especificações

 

Para saber de mais detalhes, chame uma de nossas consultoras de sucesso, clicando aqui.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM