Como encontrar o nicho correto para sua linha no mercado de suplementos alimentares

mercado de suplementos alimentares

O mundo mudou e, seguindo essa tendência, as pessoas também mudaram. São diversos novos hábitos e opiniões que se projetam em diversos campos, inclusive na alimentação. Diante disso, há o desafio de saber como encontrar os novos clientes para quem deseja empreender no ramo alimentício, especialmente no mercado de suplementos alimentares. 

Durante a pandemia, a procura por suplementos aumentou e, consequentemente, o mercado de suplementos alimentares foi aquecido. Por isso, saber detalhes sobre o segmento e, especialmente, o que dará mais retorno é fundamental para quem pensa em investir nesse nicho de mercado. 

O mercado de suplementos alimentares cresce cada vez mais, são diversas fórmulas que auxiliam na promoção de resultados  eficazes na saúde dos usuários. 

Segundo dados da AGP Pesquisas, no estudo O Mercado de Suplementos Alimentares no Brasil, 59% dos lares brasileiros possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares.

Isso é reflexo da busca dos brasileiros por uma alimentação mais saudável e equilibrada. E, para quem deseja atuar nesse ramo, uma das principais dicas é escolher seu público-alvo e apostar no atendimento personalizado com esse público, atendendo suas necessidades de forma prática. 

A personalização do atendimento é abordada por uma pesquisa feita pela Octadesk e Mindminers chamada Customer Experience Trends. Segundo os dados, os clientes se sentem valorizados quando a empresa se preocupa com um atendimento especial. 

Pensando no mercado de suplementos alimentares e alimentação funcional, essa lógica se aplica ao pensar e personalizar os produtos até a chegada no consumidor final com o intuito de superar as expectativas. 

 

Mas como escolher o nicho correto?

Escolher o público para o qual se quer vender é um passo decisivo antes de entrar no mercado de suplementos alimentares. Diante disso, é preciso saber o que se vai vender e conhecer o produto. É necessário compreender a necessidade dos possíveis clientes e, para isso, toda estratégia é válida: levantamento de mercado, boca a boca e até pesquisa paga para entender a necessidade do público. 

Além disso, é necessário oferecer um produto que ganhe espaço no mercado e não seja uma necessidade passageira. É preciso pensar em um suplemento que as pessoas irão utilizar a  longo prazo. E, para isso, é necessário conhecer o mercado. 

O mercado de alimentos e produtos funcionais é um dos que mais cresceu nos últimos anos, cerca de 12,3% ao ano, segundo dados do Euromonitor Internacional. 

Uma dica fundamental para se consolidar no mercado de suplementos alimentares é estar por dentro das tendências, saber o que as pessoas estão consumindo e o que ainda precisam. 

O Brasil é o terceiro maior mercado de suplementos no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Austrália, o que mostra que o segmento já oferece diversas opções aos clientes. Diante disso, apostar em um diferencial atraente é a chave para o sucesso no mercado de suplementos alimentares.  

 

Conhecer seu público-alvo

Outro ponto fundamental para quem quer fazer seu nome no mercado de suplementos alimentares é conhecer para qual público vai vender seu produto.

Hoje em dia, as preferências são variadas, sendo que há pessoas veganas, vegetarianas, que consomem carne e aquelas que possuem maus hábitos alimentares mas querem se manter saudáveis. Apesar de parecer impossível abranger todos os gostos, o mercado de suplementos alimentares consegue se encaixar e atender todas as necessidades de forma a proporcionar bem-estar e qualidade de vida. 

Uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra o seguinte cenário: 

  • Mulheres se preocupam mais com opções saudáveis; 
  • As bebidas mais buscadas pelos consumidores são: chá (normal e gelado), smoothies, energéticos e iogurtes e produtos sem conservantes ou outros aditivos.

E, além de pensar na melhor opção, hoje, quanto mais prático e rápido o preparo do suplemento, ele ganha a preferência do público que, apesar de buscar hábitos mais saudáveis, ainda tem uma rotina corrida. 

Outra pesquisa, a Brasil Food Trends 2020 mostra que o cliente do mercado de suplementos alimentares já tem um objetivo específico em mente no momento de comprar o produto. Dentre as preferências, o que se destaca é a procura por produtos saudáveis e que proporcionem bem-estar, como: benefícios ao desempenho físico, mental e à saúde do coração, auxílio ao sistema gastrointestinal, o viés cosmético e o foco em atletas.

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