Cafés Funcionais: Um mercado em ascensão

Por favor, antes de iniciar a leitura pegue uma xícara de café quentinha, sinta o aroma e aprecie o momento para uma experiência completa. Quase que impossível não sentir as sensações que essa bebida promove na memória sensorial e olfativa, não é mesmo?!

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, mas você já parou para pensar em como o café teve o seu início?

Existem várias contextualizações sobre o início do café, entretanto, todas partem do mesmo princípio “Um pastor etíope, denominado Kaldi, percebeu que havia algo diferente nas plantas da região. Ele havia alimentado suas cabras com arbustos e folhagens que tinham um fruto amarelo-avermelhado e notou que os animais ficaram mais animados e com energia, a medida em que mastigavam os frutos. Kaldi levou as sementes ao Monge. O religioso, logo demonstrou curiosidade e decidiu preparar uma infusão com as plantas e frutos. Assim que consumiu o preparo, ele comprovou que as plantas causavam uma certa agitação. Considerando os efeitos positivos, o monge passou a consumir o preparo dos frutos avermelhados nas noites de reza.” Guigo Zonta – Giulietta Cafés.

Ainda, segundo registros apontam que o café teve início 575 d.c. Depois disso foi se disseminando para os outros países. A planta foi motivo de muitos conflitos por interesse na antiguidade. E hoje, o café é consumido por uma grande parcela da população. 

O site Grão Gourmet aponta que “O Brasil é o maior produtor do mundo de café arábica (46 milhões de sacas, estimadas em 2018), seguido da Colômbia (14,5 milhões de sacas).

 

Mas, além do café ter uma ótima aceitação, você sabia que ele tem funcionalidades benéficas no organismo? 

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela NHANES (Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos), mostrou que o café atua com efeito protetor contra o desenvolvimento de doenças, como Alzheimer, Parkinson e a Diabetes. Pelo menos três xícaras da bebida por dia podem reduzir em até 50% o risco de desenvolver essas doenças. (Katiguá).

 

 

E é aí que entra os Cafés funcionais

Tendo como inspiração o café tradicional, seus benefícios e adoração do público, existe uma ramificação que é Café Funcional, o qual é uma bebida composta por componentes ricos em nutrientes, minerais e vitaminas. Tendo como objetivo auxiliar em várias frentes, tais como: acelerar metabolismo, potencializar a cognição, promover maior atenção e foco, ação termogênica, entre outros fatores.

Cada vez mais, as pessoas buscam por hábitos saudáveis e recorrem a suplementação para auxiliar na falta de nutrientes do organismo. 

Segundo o Euromonitor o mercado mundial de suplementos alimentares é de quase 110 bilhões de dólares e em 2019, foi registrado um crescimento de 7% no segmento.

Tendo em vista estes dados, percebe-se um mercado altamente promissor juntamente com a nova era do saudável. E por que não investir em uma linha de produtos com a sua própria marca? Isso seria maravilhoso, ver um produto seu na gôndola e ter sucesso na sua jornada. Ah, mas se não sabe por onde começar, não se preocupe, criamos um material que vai lhe ajudar a dar este Start!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM