01

Postado em 25 de Janeiro às 13h58

Entenda mais sobre suplementação com Ômega-3

Beneficios (4)

Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar sobre a suplementação com ômega-3. Além de existirem inúmeros estudos científicos demonstrando os benefícios desse ácido graxo para a saúde, ele vem sendo cada vez mais recomendado por médicos e nutricionistas.

A química Maria Inês Harris diz "Os ômega-3 são ácidos graxos polinsaturados essenciais, que nosso organismo necessita, mas não é capaz de produzir, devendo estar presentes na alimentação. Dentre os mais importantes estão o ômega-3, ou ácido docosahexaenóico [DHA], e o ácido eicosapentaenóico [EPA], encontrados nos peixes de águas profundas.".

"Na dieta ocidental, há diversas fontes de ácidos graxos essenciais, contudo, a proporção entre os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 não é a ideal, ingerindo-se uma grande quantidade de ômega-6. Essa proporção pode ser relativamente melhorada pela ingestão de grandes quantidades de peixes como salmão e atum, por exemplo, mas, para retomar o equilíbrio entre os dois tipos de ácido graxos, faz-se necessário o consumo de ômega-3 na forma de EPA e DHA", afirma a especialista.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica o consumo mínimo de até 500 mg de EPA e DHA por dia. "Mas, essa quantidade varia, por exemplo, de acordo com o estado de saúde da pessoa."

Segundo a nova Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, publicada em agosto deste ano pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o consumo diário de ômega-3 de qualidade é um fator importante que ajuda na prevenção da aterosclerose.

De acordo com a SBC, os ácidos graxos poli-insaturados do ômega-3 exercem função cardioprotetora por meio da diminuição da lipogênese hepática, contribuindo de forma significativa para a redução dos triglicerídeos. "O ômega-3 é considerado como adjuvante no tratamento da hipertrigliceridemia (nível elevado de triglicérides no sangue). A ingestão de EPA e DHA, de dois a quatro gramas por dia, pode reduzir a concentração dos triglicérides no sangue em até 30%", diz a diretriz publicada pela instituição médica.

A ingestão diária de ômega-3 traz diversos benefícios ao organismo, ajudando o coração e o cérebro, reduzindo o nível de triglicérides, combatendo o estresse oxidativo e a aterosclerose, além de possuir ação anti-inflamatória, antidepressiva e atenuar os sintomas da síndrome do olho seco e prevenir as crises de psoríase.

Fonte: Revista Encontro

Veja também

Terceirização de Solúveis!18/06Terceirização de Solúveis! A Hilê Indústria de Alimentos presta o serviço de terceirização de solúveis para a sua marca. Atuamos no desenvolvimento e formulação de uma linha completa de produtos naturais solúveis, sejam chás, instantâneos entre outros, nos mais variados formatos em potes e sachês unitários ou em caixa. Opte pela......
Obesidade e a Geração de Produtos!18/06Obesidade e a Geração de Produtos! Segundo estudo da Brasil Food Trends 2020, o problema do excesso de peso e obesidade nas populações de vários países estimula os produtos para dietas, alimentos com redução ou eliminação de......
Efeitos do consumo crônico de chá verde no peso25/07/17 O chá verde é amplamente consumido no mundo e atraiu a atenção da comunidade científica e do público em geral por seus efeitos benéficos para a saúde. Entre os efeitos atribuídos ao verde......

Voltar para Notícias