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Postado em 07 de Agosto às

Benefícios do consumo do alho

Hilê Terceirização de Chás, Cápsulas, Instantâneo, Whey e Farinhas O alho (Allium sativum) é um vegetal da família das iláceas, sua característica mais marcante é o cheiro que se deve à presença...

O alho (Allium sativum) é um vegetal da família das iláceas, sua característica mais marcante é o cheiro que se deve à presença da alicina (óleo volátil sulfuroso). Quando as células do alho são quebradas, libra-se uma enzima chamada aliniase que modifica quimicamente a substância alina em alicina resultando no odor que o alho apresenta.

O alho apresenta baixa quantidade de gordura e calorias, relativamente pouca proteína, mas contém bastante carboidratos e fibras e fornece níveis significativos de micronutrientes, como é o caso dos altos teores de zinco e selênio, os quais são metais antioxidantes.

O alho é considerado um alimento potencialmente funcional, pois contém em sua composição substâncias biologicamente ativas, que lhe conferem cor, sabor, odor e ainda atuam na proteção contra a ocorrência de disfunções metabólicas e fisiológicas. Essas substâncias chamadas de fitoquímicos são compostos sulfúricos e não sulfúricos, os quais, a grande maioria, atuam como antioxidantes protegendo as células e órgãos da ação destrutiva dos radicais livres.

Os efeitos benéficos à saúde promovidos pelo alho, são investigados há séculos e através de várias pesquisas e análises químicas, chegou-se a conclusão de que o alho apresenta vários compostos que têm possível atuação de funcionalidade. Já foram reconhecidos mais de trinta compostos com ação benéfica. Os benefícios do alho são numerosos, sendo os de maior destaque, a atividade bactericida, a possível colaboração na redução de colesterol e na ação anti-hipertensiva.

De duas décadas pra cá, a literatura mundial tem relatado os efeitos do alho in natura ou diferentes preparações, visando seus efeitos na prevenção do risco de ocorrência das doenças cardiovasculares. Tais estudos comprovaram que o alho pode auxiliar na redução da concentração sérica de LDL (lipoproteína de baixa densidade, chamada de colesterol ruim), triglicerídeos, pressão arterial, além de aumentar a atividade fibrinolítica (cicatrização) e inibir a agregação plaquetária.

O ideal é que o alho faça parte de uma dieta equilibrada e saudável, para que possa desenvolver todo seu potencial.

Referências:

LEONÊZ, Ana Cláudia. Alho: alimento e saúde. Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: < HYPERLINK "http://bdm.unb.br/bitstream/10483/327/1/2008_AnaClaudiaLeonez.pdf"http://bdm.unb.br/bitstream/10483/327/1/2008_AnaClaudiaLeonez.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2016.

APOLINÁRIO, Alexsandra Conceição. et al.Allium Sativum L. como agente terapêutico para diversas patologias: uma revisão. Revista de Biologia e Farmácia, v. 01, n. 02, 2008. Disponível em: < HYPERLINK "http://sites.uepb.edu.br/biofar/download/v3n1-2008/ALLIUM_SATIVUM.pdf"http://sites.uepb.edu.br/biofar/download/v3n1-2008/ALLIUM_SATIVUM.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2016.

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