01

Postado em 20 de Janeiro às

Benefícios do Camu-Camu!

Benefícios do Camu-Camu!

Hilê Terceirização de Chás, Cápsulas, Instantâneo, Whey e Farinhas Benefícios do Camu-Camu! O Camu-camu (Myrciaria dubia Mc Vaugh) é uma planta típica da região amazônica. É conhecido como o fruto mais rico em...

O Camu-camu (Myrciaria dubia Mc Vaugh) é uma planta típica da região amazônica. É conhecido como o fruto mais rico em vitamina C, que varia de 800 a 1.600 mg/100g de polpa. O suco de camu-camu, feito com fruto maduro, tem coloração róseo-vermelhada, causada pela antocianina. Esta antocianina é um poderoso antioxidante.

O fruto do camu-camu é globoso com peso médio variando de 4,2 a 15,5g, apresentando coloração vermelho arroxeada quando maduro, e tem sabor bastante ácido.

O Camu-camu ganhou notoriedade por sua elevada concentração de ácido ascórbico e, além disso, também é fonte de minerais e flavonoides, como a quercetina. Pelo fato de o camu-camu ser um fruto com grande potencial terapêutico no controle da dislipidemia e na prevenção de doenças cardiovasculares, estudos experimentais possibilitam verificar, de forma segura, a eficácia desse fruto no controle e prevenção de doenças relacionadas à dislipidemia. 

O camu-camu é rico em compostos fenólicos e, dentre estes, em uma classe importante de flavonoides (antocianinas, catequina, ácido elágico e rutina), que contribuem para a sua alta capacidade antioxidante. Tais compostos são considerados bioativos por apresentarem funções metabólicas e fisiológicas específicas. Seu consumo pode contribuir para a prevenção de doenças, como as cardiovasculares e o câncer.

O fruto é muito pouco conhecido dentro do país, mas é muito procurado pelos japoneses, americanos e europeus, sendo exportados em contêineres refrigerados. No Japão, a polpa do camu-camu é transformada em bebidas gaseificadas em latas de alumínio e vidros, vinagre, recheios de pão, aperitivo, sorvetes, balas, comprimidos.

Referências:

YUYAMA, Kaoru. A cultura de camu-camu no Brasil. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 33. n. 2, jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2016. BARRETO, Angela Gava. Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração. Brazilian Journal of food technology, Campinas, v. 16, n.3, jul/set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2016.

Veja também

Como investir em tempos difíceis?20/01Como investir em tempos difíceis? Em tempos difíceis, onde os investimentos devem ser assertivos, ter o produto certo e o design da embalagem como aliados, são oportunidades de resolver problemas momentâneos e futuramente usufruir do legado dos resultados. Pensando em você e na sua linha de produtos naturais, a Hilê dispõe de um variado portfolio para sua marca e também uma agência de design que......
Líder Coach - cápsula do tempo20/01 Esta semana foi realizada mais uma etapa do curso de Líder Coach da Hilê Terceirizados. Líderes de setores se reuniram para realizar uma dinâmica e entre as atividades, estava a criação de uma "cápsula do......
Produtos para Beleza, monte sua Linha!20/01Produtos para Beleza, monte sua Linha! Por que montar sua linha de produtos para beleza? Para responder esta pergunta, primeiramente resgatemos um pouco da história. Os primeiros sinais de vaidade e preocupação com a beleza, surgiram ainda na Pré-história, quando......

Voltar para Notícias