01

Postado em 16 de Julho às

Benefícios do Camu-Camu!

Benefícios do Camu-Camu!

Hilê Terceirização de Chás, Cápsulas, Solúveis, Whey e Farinhas Benefícios do Camu-Camu! O Camu-camu (Myrciaria dubia Mc Vaugh) é uma planta típica da região amazônica. É conhecido como o fruto mais rico em...

O Camu-camu (Myrciaria dubia Mc Vaugh) é uma planta típica da região amazônica. É conhecido como o fruto mais rico em vitamina C, que varia de 800 a 1.600 mg/100g de polpa. O suco de camu-camu, feito com fruto maduro, tem coloração róseo-vermelhada, causada pela antocianina. Esta antocianina é um poderoso antioxidante.

O fruto do camu-camu é globoso com peso médio variando de 4,2 a 15,5g, apresentando coloração vermelho arroxeada quando maduro, e tem sabor bastante ácido.

O Camu-camu ganhou notoriedade por sua elevada concentração de ácido ascórbico e, além disso, também é fonte de minerais e flavonoides, como a quercetina. Pelo fato de o camu-camu ser um fruto com grande potencial terapêutico no controle da dislipidemia e na prevenção de doenças cardiovasculares, estudos experimentais possibilitam verificar, de forma segura, a eficácia desse fruto no controle e prevenção de doenças relacionadas à dislipidemia. 

O camu-camu é rico em compostos fenólicos e, dentre estes, em uma classe importante de flavonoides (antocianinas, catequina, ácido elágico e rutina), que contribuem para a sua alta capacidade antioxidante. Tais compostos são considerados bioativos por apresentarem funções metabólicas e fisiológicas específicas. Seu consumo pode contribuir para a prevenção de doenças, como as cardiovasculares e o câncer.

O fruto é muito pouco conhecido dentro do país, mas é muito procurado pelos japoneses, americanos e europeus, sendo exportados em contêineres refrigerados. No Japão, a polpa do camu-camu é transformada em bebidas gaseificadas em latas de alumínio e vidros, vinagre, recheios de pão, aperitivo, sorvetes, balas, comprimidos.

Referências:

YUYAMA, Kaoru. A cultura de camu-camu no Brasil. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 33. n. 2, jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2016. BARRETO, Angela Gava. Clarificação de polpa de camu-camu por microfiltração. Brazilian Journal of food technology, Campinas, v. 16, n.3, jul/set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2016.

Veja também

Ação dos Fitoesteróis no organismo01/12/17 Os fitoesteróis vêm sendo estudados desde a década de 1950, em razão de seu efeito hipocolesterolêmico, e serviram de base para vários ensaios posteriores na investigação sobre o perfil lipídico. São um grupo de esterois naturalmente presentes nas plantas e vegetais e não podem ser sintetizados pelo corpo humano, por isso devem ser......
MY OIL - ÓLEO DE CHIA EM CÁPSULAS PARA SUA MARCA!09/08/17 A Hilê Terceirização tem a sua disposição o óleo de chia em cápsulas para os clientes terceiros. O My Oil Óleo de Chia em cápsulas é um óleo 100% natural. Famoso por suas......
Tendências na Alimentação!16/07Tendências na Alimentação! Segundo o site Seleto industrial, há oito tendências principais tendências para o "food service" para este ano. Para a área de alimentos e ingredientes, destacamos duas que seguem abaixo: Novos (e bons) ingredientes -......

Voltar para Notícias