01

Postado em 15 de Novembro às

Ação termogênica de Alimentos e Suplementos!

Ação termogênica de Alimentos e Suplementos!

Hilê Terceirização de Chás, Cápsulas, Solúveis, Whey e Farinhas Ação termogênica de Alimentos e Suplementos! A obesidade representa um grave problema de saúde pública que se agrava cada vez mais em todo o mundo, além de ser...

A obesidade representa um grave problema de saúde pública que se agrava cada vez mais em todo o mundo, além de ser fator de risco para diversas outras doenças. E, ante isso, alimentos termogênicos têm sido utilizados como estratégias para perda e manutenção de peso, ou seja, a fim de atuarem como coadjuvantes no tratamento da obesidade.

A termogênese corresponde à energia na forma de calor gerada em nível dos tecidos vivos, sendo que a quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo corporal. Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, logo, ocorre maior consumo de energia e caloria para realizar a digestão, uma vez que induzem o organismo a trabalhar em ritmo acelerado. A tais alimentos, atribui-se 10-15% do gasto energético total. Dentre esses alimentos, destacam-se o chá-verde, o gengibre e a pimenta, e, entre os suplementos, o de L-carnitina.

O chá verde atua na prevenção da obesidade devido ao seu efeito termogênico e à capacidade de oxidar a gordura corporal, assim, resultando na perda de peso. As catequinas, principalmente a epigalocatequina galato, presentes no chá-verde são as responsáveis por esses benefícios. Quanto ao gengibre (Zingiber officinale), entre suas várias propriedades, há destaque para o efeito termogênico em razão da ação do gingerol, substância que atua aumentando o metabolismo, portanto, auxiliando na perda de peso. Porém mais estudos clínicos são necessários para confirmar essa propriedade com o intuito de auxiliar no tratamento de sobrepeso e obesidade

Verifica-se interesse no estudo dos potenciais efeitos termogênicos de compostos extraídos de plantas como a capsaicina, substância encontrada nas pimentas, devido ao seu potencial de modular a atividade das catecolaminas. Atualmente, a carnitina tem sido utilizada com frequência por indivíduos ativos como coadjuvante na redução de gordura corporal, comercialmente, é utilizada nos suplementos denominados termogênicos. Os possíveis efeitos termogênicos da substância baseiam-se no fato de que a L-carnitina atua nas reações de transferência dos ácidos graxos cadeia longa do citosol para a mitocôndria, assim, facilitando a oxidação desses e a consequente geração de ATP.

Ao ter em vista os aspectos observados, é importante frisar que o consumo desses alimentos isolados, com finalidade de perda de peso devido à ação termogênica, pode não apresentar os efeitos esperados caso não se siga um conjunto de fatores, como a prática de exercício físico regular e uma alimentação equilibrada. O ideal é que o indivíduo seja acompanhado por um nutricionista, profissional que pode elaborar plano alimentar de acordo com a sua individualidade bioquímica.

Matéria na integra do site  Revista Nutri Online

Referências:

BELZA, A.; FRANDSEN, E.; KONDRUP, J. Body fat loss achieved by stimulation of thermogenesis by a combination of bioactive food ingredients: a placebo-controlled, double-blind 8-week intervention in obese subjects. London, v. 31, n. 1, p. 121-130, 2007.
CARDOSO, J. et al. . Universidade Federal do Rio de Janeiro. [Documento online]. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2016.
COELHO, F. C. et al. A suplementação de L-carnitina não promove alterações na taxa metabólica de repouso e na utilização dos substratos energéticos em indivíduos ativos. Arq Bras Endocrinol Metab., 37-44, v. 54, n. 1, p. 37-44, 2010.
DUARTE, J. L. G. et al. A relação entre o consumo de chá verde e a obesidade: revisão. São Paulo, v. 8, n. 43, p. 31-39, 2014.
LOSS, L. C.; SUZUKI, V. Y.; SOARES, V. C. G. Gengibre como Termogênico: Auxilia no Emagrecimento? , São Paulo, abr. 2015.
MAGALHÃES, S. et. al. . Universidade Federal Fluminense. [Documento online]. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2016.
PORTO, F. R. C.; Silva, J. C. Etnobotânica e uso medicinal da pimenta malagueta () pelos horticultores e consumidores da horta comunitária da Vila Poty, Teresina, Piauí, Brasil. , Teresina, n. 9, p. 139-157, 2012.

Veja também

Setembro, mês de prevenção ao suicídio18/09/17 Com o slogan, falar é a melhor solução, o “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio......
Faça da sua Marca um Sucesso de Vendas! 10/06/15Faça da sua Marca um Sucesso de Vendas! Sua marca precisa ter visibilidade e ser inovadora para ter notabilidade no mercado. Para isso, suas embalagens e rótulos precisam ter um design marcante e seu produto deve ser de qualidade e procedência. Em matéria de produtos naturais, a......
Suplementação com Picolinato de Cromo!20/07/17 O cromo é um elemento que representa menos que 0,01 (p.100) do total da massa corporal dos animais. Contudo, existem inúmeras evidências demonstrando sua influência no metabolismo dos carboidratos, lipídeos, proteínas e......

Voltar para Notícias