01

Postado em 13 de Agosto às 10h52

A importância do magnésio para a saúde

Beneficios (8)

O magnésio é o segundo mineral mais abundante que está situado dentro das células e está envolvido em diversas e importantes reações bioquímicas. O magnésio encontra-se na maioria dos alimentos, porém, em concentrações variadas.

São considerados alimentos com altas concentrações os vegetais escuros folhosos, oleaginosas, cereais integrais e frutas e legumes. Cerca de 30 a 50% do magnésio é proveniente da alimentação, sendo absorvido ao longo de todo o intestino.

A deficiência de magnésio pode decorrer tanto da ingestão inadequada, quanto da excreção aumentada, sendo a homeostase desse nutriente, em nosso organismo, regulada principalmente pelos rins.

O magnésio possui ação antiestresse. O tratamento pelo magnésio diminui as reações agudas de estresse, tais como, úlceras, necrose cardíaca e outras. O magnésio tem se mostrado fundamental na prevenção e manutenção de doenças cardiovasculares, sendo associado a menor incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares.

Existem algumas condições que estão associadas a deficiência de magnésio, como: síndrome metabólica, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes tipo 2, pré- eclâmpsia e arritmias.

O cloreto de magnésio, quando tomado por via oral, é mais bem absorvido se ingerido junto com uma refeição. Isto serve para reduzir dores de estômago e diarreia.

Referências:

LIMA, Maria de Lourdes et al. Deficiência de Magnésio e Resistência à Insulina em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metab., Salvador, v. 49, n. 6, dez., 2005.

RAMIREZ, Ana Valeria Garcia. A Importância do magnésio na doença cardiovascular. International Journal of Nutrology, v. 9, n. 4, p. 242-253, set./dez., 2016.

SEVERO, Juliana Soares. Aspectos metabólicos e nutricionais do magnésio. Nutr. clín. diet. hosp., v. 35, n. 2, p. 67-74, abr., 2015. 

Veja também

As Tendências da Alimentação! 19/09As Tendências da Alimentação! Segundo material da Brasil Food Trends 2020 observou-se que o cenário e o contexto do consumidor atual está diferente, uma vez que este é um segmento em que fatores como o aumento do poder de compra da população, o maior acesso à informação, o aumento da escolaridade, a modificação na estrutura das famílias e o envelhecimento da......
Suplementação com BCAA em idosos20/11/17 Segundo Solerte et al.10, a suplementação oral com BCAA em sujeitos idosos com sarcopenia, promoveu aumento da massa magra corporal, e esta melhora pode estar ligada ao aumento da sensibilidade à insulina, à redução......
Mercado Saudável movimenta US$35 Bilhões!19/09Mercado Saudável movimenta US$35 Bilhões! O mercado de alimentação saudável experimenta um período de prosperidade nunca antes visto. As vendas deste tipo de produto praticamente dobraram (98%) no Brasil, nos últimos cinco anos e cresceram acima da demanda por......

Voltar para Notícias